Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
Inovação é a palavra-chave para se manter competitivo no mercado, independentemente do setor. Para a indústria de móveis não seria diferente. A boa notícia é que existem diversas opções que podem ajudar as pequenas empresas a alcançarem os resultados positivos esperados. Investir em operações on-line com baixo custo pode ser uma boa opção, porém, é importante ter um nicho específico para ganhar espaço nesta plataforma.
Esta dica foi publicada pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae (SIS) em seu Boletim de Tendências. De acordo com o informativo, o e-commerce de nicho é especializado na venda de uma linha de produtos direcionada para um público com interesses e perfis semelhantes. Para o setor de madeira e móveis, há ainda diversos nichos inexplorados neste universo on-line.
Em pesquisa feita pelo SIS, cerca de 61,6 milhões de pessoas já fizeram alguma compra on-line e o valor médio de gasto destes consumidores é de R$ 347 ao ano. O setor de casa e decoração, que engloba a indústria de madeira e móveis, está entre os mais ativos, com 7% das vendas.
Porém, para entrar neste mercado de e-commerce, é importante saber exatamente o que fazer, qual produto será vendido, qual será o público-alvo, se existe competitividade, qual será o custo estimado para a produção e a viabilidade deste nicho para a empresa.
Vantagens do e-commerce
Com uma loja on-line é possível alcançar um número maior de consumidores. Além disto, a segmentação também ajuda a aumentar o número de vendas, pois a indústria se torna especialista em determinado produto, o que facilita também a personalização dos produtos oferecidos. Outra vantagem é a definição do público-alvo. Conhecendo este consumidor, o industrial poderá desenvolver produtos com base no gosto e perfil destas pessoas. A concorrência também é um ponto positivo, pois se torna menor devido a definição de um nicho específico.
Com informações do Boletim de Tendências do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae