Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
Reduzir custos no dia a dia da produção sempre está entre as metas de qualquer indústria, ainda mais com alguns gastos aumentando significativamente, como é o caso da energia elétrica. Este serviço e o valor cobrado por ele fazem com que o Brasil ocupe o 11° lugar entre as tarifas mais caras do mundo, situação que deve ficar ainda mais desfavorável, segundo especialistas.
Porém, industriais preocupados com a situação atual devem saber que existe a possibilidade de economizar sem diminuir a produção e o desempenho da empresa. São necessárias apenas algumas mudanças na rotina. Informações sobre este tema foram passadas aos industriais associados ao Sindmadmov durante um encontro realizado para discutir a redução de custos através da eficiência energética.
O encontro foi promovido no dia 06 de novembro, na Agência de Desenvolvimento de Francisco Beltrão, e contou com o apoio da Flessak Materiais Elétricos e do Arranjo Produtivo Local de Móveis (APL). O palestrante foi o engenheiro Clovis Vanderlei Koch, do Centro de Negócios de Eficiência Energética da empresa WEG, localizada na cidade de Jaguará do Sul, em Santa Catarina.
"A palestra foi muito interessante porque ele deu dicas de como reduzir o consumo de energia elétrica e seus custos. Além disso, o palestrante citou exemplos de práticas que já são utilizadas na empresa para a qual ele trabalha e que auxiliam na redução do consumo", comenta Vanessa Busatto, secretária-executiva do Sindimadmov.
Apesar de o setor madeireiro não ser o mais atingido pelo alto custo de energia elétrica, ele tem um gasto considerado alto pelos industriais. A energia utilizada por este setor é responsável por 15% a 18% da despesa total de produção da indústria. A boa notícia é que esta porcentagem pode cair caso sejam aplicadas medidas de eficiência energética.