Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
O Salão do Móvel, realizado anualmente em Milão, é referência para o setor de madeira e móveis de todo o mundo. Por isso, profissionais e estudantes das áreas de mobiliário, arquitetura e design de diferentes países se encontram no evento para conhecer todas as novidades e as tendências do segmento.
Um grupo de empresários associados ao Sindimadmov de Francisco Beltrão foi para a Itália para conferir de perto as recentes mudanças e inovações do mercado.
Leocir Marafon, proprietário da empresa Movelmar de Ampére, foi um dos associados participantes. De acordo com ele, esta feira é uma ótima ferramenta para o empresário que deseja melhorar o que produz. “A Europa está muito mais adiantada do que o Brasil, seja na produção de máquinas, seja na produção de acessórios e na produção de móveis. Eu acho que é muito importante saber o que a Europa está comprando, o que o mercado mundial está comprando. Depois, você vem para a sua empresa e começa a analisar tudo que está sendo feito nela”, avalia.
O industrial acredita que em breve o Brasil deve começar a fabricar produtos com um padrão de cores que não estamos acostumados a ver por aqui. Além disso, os acessórios, como as dobradiças e puxadores, também serão encontrados em formatos bem diferentes, já que produtos com essas características chamaram muita atenção durante a feira.
Segundo Leocir, indústrias de todo o mundo precisam estar atentas a esses detalhes, pois são eles que fazem a diferença no produto. “Nós que vendemos um produto planejado temos que pensar em conceito de produto. Vendemos conceito no mercado. Hoje, o móvel planejado passou a ser feito de outra forma. Fazemos o móvel do tamanho que o ambiente precisa e isso é conceito”, completa.
Àqueles que desejam conhecer o mercado em que estão inseridos, Leocir deixa um recado. “Todo empresário deve sair do ambiente que ele vive e conhecer o mercado. A feira é um bom termômetro para avaliar o que está vendendo, como está trabalhando e como está se posicionando no mercado. Quem puder ir para o exterior, melhor ainda. Conhecer isso tudo que é tendência é muito importante”, finaliza.