Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
A Logística Reversa foi tema de palestra durante um encontro que reuniu representantes de vários sindicatos, no mês de abril, no Teatro Sesi de Pato Branco. Entre as entidades presentes estava o Sindimadmov de Francisco Beltrão. O workshop foi conduzido por Carlos Edson Waltrich, do Senai Paraná. Ele falou sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsabilidade compartilhada, edital de chamamento e aspectos legais da Logística Reversa.
O objetivo do encontro foi esclarecer as principais dúvidas dos empresários da região sobre estes assuntos. Para Edgar Behne, presidente do Sindimadmov, compreender a Logística Reversa ficou muito mais fácil depois da reunião.
“A gente percebe que está todo mundo muito preocupado com essa questão, mas ninguém sabe muito bem o que fazer. Então, esse trabalho do Senai foi muito bem feito, pois ficou tudo muito mais claro para todos que participaram. Isto porque com o móvel é um pouco mais complicado", opina. Ele cita como o exemplo um armário. "Você vende esse armário para alguém e essa pessoa descarta depois de um tempo. Em um primeiro momento, essa responsabilidade parece da indústria, mas o Senai nos mostrou que têm muitas outra opções antes de voltar para a indústria”, explica.
De acordo com Behne, o setor de madeira e móveis se antecipou quando decidiu assinar o compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) porque ainda não existe a legislação ainda não obriga o segmento a fazer parte do processo de Logística Reversa.
“Nós não temos obrigação legal nenhuma ainda de fazer isso, mas o setor já encomendou esse trabalho. Um dos objetivos da reunião foi apresentar esse projeto para que todos os associados tenham conhecimento dele. Falamos sobre o que é e como a gente prevê que vai funcionar a nossa Logística Reversa”, conta.