Ex-presidente e atual vice do Sindimadmov fala sobre conquistas de 2013 e o que espera de 2014
Nadir de Marchi destaca as principais ações enquanto esteve à frente do sindicato
clique para ampliar>Nadir Terezinha de Marchi, ex-presidente do Sindimadmov
e atual vice-presidente do sindicato (Foto: Divulgação)
Boletim da Indústria: Como você avalia as atividades desenvolvidas pelo sindicato neste ano?
Conseguiram bons resultados?
Nadir de Marchi: Foi bom! A gente trabalhou bastante o associativismo. Porque um associativismo mais
forte e trabalho em conjunto gera resultados para a entidade e para as empresas também.
Boletim da Indústria: Das ações deste ano, qual você destaca como a que mais
trouxe resultados positivos para o setor?
Nadir de Marchi: Nós focamos em três pilares principais. Um deles é a qualificação
de mão de obra, que dá resultado direto para as empresas. Fizemos um trabalho com o Senai de cursos técnicos.
O outro é a nossa Central de Negócios, que é um dispositivo no nosso site que coloca em evidência
algum produto que a empresa precisa renovar, tanto de matéria-prima quanto de maquinário; e também a
Central de Compras que é um projeto que não está totalmente concluído, mas estamos nos estruturando
para montá-la e prestar esse serviço para o associado.
Boletim da Indústria: O que falta para melhorar ainda mais a atuação do Sindicato
nas empresas e também a participação dos empresários?
Nadir de Marchi: Eu vejo que uma das grandes dificuldades é a participação das
empresas, que, em sua maioria, são pequenas e médias. Elas têm dificuldade em participar, de largar os
afazeres para participar de um seminário ou de um congresso. O empresário tem que estar focado na gestão
da empresa para poder delegar funções e conseguir também olhar a empresa do lado de fora.
Boletim da Indústria: Quais são as suas perspectivas para o setor em 2014?
Nadir de Marchi: A perspectiva é boa em função da Copa do Mundo e das eleições.
Acho que vai ser um ano movimentado, mas eu prefiro ser cautelosa, porque talvez não seja um ano de muitas vendas.
O empresário precisa estar focado mais na produtividade e na diminuição de custos.