SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Presidente do Sindilouça acredita que a crise será superada pelo setor

José Canisso ­­está prevendo um período ainda mais cauteloso por causa dos reajustes fiscais que ocorrem no início de abril

clique para ampliarA crise foi debatida em recente encontro na Fiep (Foto: Agência Fiep/Mauro Frasson)

O presidente do Sindilouça, José Canisso, ­­está prevendo um período ainda mais cauteloso por causa dos reajustes fiscais que ocorrem no início de abril, que irão impactar os setores produtivos. Para o presidente, o aumento nas alíquotas do ICMS, a substituição tributária e alta do dólar provocam efeitos negativos, mas o aumento na tarifa da energia elétrica será uma das maiores ameaças. “Como brasileiro adquire novos hábitos, encontramos alternativas e vamos passar esse momento difícil”, comentou.

Segundo o presidente, nesse período serão necessárias novas formas de negociação. “Quanto às vendas, elas não estão boas, mas teremos que dobrar o empenho para dar essa equilibrada necessária”, comentou.

Ele comenta que muitas empresas estão usando seus próprios geradores para superar as dificuldades com energia elétrica. “Nos momentos de pico, muitas fábricas utilizam geradores próprios. Muitos foram pegos de surpresa, mas é a forma encontrada para manter a produção”, concluiu.

O setor deve se reunir em breve para debater o impacto das medidas econômicas tomadas pelo governo federal e estadual.

O desafio de administrar o dinheiro foi tema de curso no SesiSindilouça faz recobrança da Contribuição Sindical de 2015