SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Consulta para cancelamento de norma termina em maio

Criada em 1992, a NBR 11706 se tornou obsoleta com a evolução da indústria vidreira

A norma que estabelece critérios para vidros na construção civil (NBR 11706:1992) está em consulta nacional para cancelamento até o dia 10 de maio. Ela foi considerada ultrapassada, já que os equipamentos de fabricação, manuseio e transporte foram sendo atualizados. Os interessados em participar do processo de cancelamento devem acessar o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Criada em 1992, a norma contém critérios de tolerância dimensionais e de defeitos para aceitação dos vidros na construção civil. Com a criação de normas técnicas específicas para variados tipos de produto, como vidro temperado, vidro insulado, laminados e até o vidro de controle solar, a norma foi considerada desnecessária e desatualizada, e o processo de avaliação para seu cancelamento foi iniciado.

Entre as orientações da NBR 11706 estão informações gerais como:

- As chapas de vidro devem ser manipuladas e estocadas de maneira que não entrem em contato com materiais que venham a produzir defeitos em suas superfícies e/ou bordas.

- As chapas de vidro, quando transportadas ou armazenadas em cavaletes, formando pilhas, devem ser apoiadas com inclinação de 6% a 8% em relação à vertical.

- As caixas fechadas usadas para acondicionar as chapas de vidro, em condições de transporte mais severas, não devem ser destinadas ao armazenamento prolongado, mesmo em locais secos.

Vale-Cultura é apresentado a empresários no ParanáExpo Revestir mostra lançamentos do setor de cerâmica e vidro