SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Feira da Louça tem resultados positivos

Tradicional evento, que já faz parte do calendário de Campo Largo, foi realizado de 5 a 16 de setembro e atraiu mais de 42 mil visitantes

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes deram início a 22ª Feira da Louça (Foto: Divulgação)

Entre os dias 5 e 16 de setembro, o público pode conferir o que há de melhor em produtos cerâmicos a preço de varejo durante a 22ª Feira da Louça. O evento, que é considerado o maior do setor no Paraná e um dos mais tradicionais no Brasil, foi realizado no Ginásio de Esportes da Rondinha, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Aproximadamente 26 indústrias associadas ao Sindilouças, sindicato organizador da Feira, expuseram suas coleções para mais de 42 mil visitantes. Mas, segundo o presidente do Sindilouças, José Canisso, o que interessa mesmo é promover espaço para que o comerciante faça projeções. "Queremos ampliar a visão dos participantes para que eles angariem novos clientes. Queremos também novos comerciantes no setor, mostrando que estamos vivos, para derrubar a concorrência chinesa", diz Canisso, ressaltando o padrão de qualidade da louça brasileira sobre o chinês.

"O resultado foi satisfatório diante das circunstâncias do mercado atualmente", contou a executiva do sindicato, Célia Mazzo. Ela diz também que, devido aos bons resultados, muitos participantes já garantiram presença para o ano que vem. "Isso para nós é um termômetro, mostrando que o evento foi positivo", afirma.

Histórico - A Feira da Louça foi criada em 1991 pelo Sindilouças com o objetivo de reunir as empresas do setor em um local de grande representatividade. O polo cerâmico de Campo Largo é referência nacional e mantém a liderança da produção.

A cidade tem 36 indústrias de louças e porcelanas, que produzem cerca de 450 milhões de peças todos os anos e empregam mais de 5.500 pessoas. Estes números respondem por 90% de toda a porcelana de mesa fabricada no país, 50% da cerâmica industrial e 30% da cerâmica branca. Conhecida como a "Capital Nacional das Louças", Campo Largo é líder de produção, com produtos exportados para a Europa, Estados Unidos, Austrália e muitos outros países.

Fornecimento de GNL necessita de novos investimentosMassa cerâmica pronta pode ser vantagem para indústrias