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Dona da Incepa e Celite lança marca para classe A

14 de fevereiro de 2012

Naiara Bertão

De olho no contingente de milionários, que não para de crescer no Brasil, Roca investe R$ 2 milhões e lança a marca Laufen, de louças sanitárias e móveis para banheiro

Não é só a classe média emergente que atrai a atenção das empresas. Estudo apresentado na conferência Private Banking Latin America no ano passado, mostra que a cada dia, surgem 17 novos milionários no Brasil.

É para alcançar este público que a fabricante espanhola de reverstimentos e louças sanitárias Roca, controladora das marcas Incepa, Celite e Logasa, está investindo R$ 2 milhões para lançar por aqui a marca suiça Laufen, de produtos de luxo.

Boa parte da verba será aplicada em ações de marketing. "Já temos toda a estrutura no Brasil, os centros de distribuição e o apoio à comercialização; o que precisávamos fazer era pesquisar quais produtos da Laufen seriam aceitos no país", diz Sérgio Melfi, diretor comercial e de marketing da empresa. A marca será lançada oficialmente em março, durante a feira Revestir, em São Paulo e serão destinados esse ano R$ 2 milhões para colocar os planos de pé, sendo maior parte de marketing, especialmente no ponto de venda.

Segundo Melfi, há pelo menos dois anos a Roca percebeu que o público com alto poder aquisitivo ainda é mal atendido no segmento de louças sanitárias e móveis para banheiro.

Apenas a própria Roca e a Deca atuam nessa camada da população.

O executivo comenta que o último um ano e meio foi dedicado a ouvir consumidores, arquitetos e vendedores de lojas de material para construção para definir quais das 10 linhas de produtos da companhia seriam comercializados no Brasil.

"Nossas peças têm influência alemã, de itens maiores, e italiano, de delicados. Apesar desse ser nosso diferencial, nem tudo o que vende na Europa, vende aqui". Depois dessa seleção, afirma o executivo, foram escolhidas seis linhas, com 230 diferentes modelos. Todos importados e com preços que vão de R$ 750 a R$ 5 mil.

E para dar um toque de exclusividade, as peças serão vendidas em apenas 30 lojas em capiutais escolhidas a dedo, ainda segundo Melfi. Os quatro centros de distribuição do grupo estocarão as mercados vindas das fábricas europeias.

Emergentes "Queremos atingir 15% do mercado do segmento de alto padrão para banheiros em dois anos", afirma Melfi. Ele explica que aproximadamente 4% do mercado total de luxo brasileiro, em volume, vem de produtos para banheiro, porcentagem que pode dobrar quando se fala de faturamento. O Brasil, hoje, é o segundo maior mercado da Roca, atrás apenas da Espanha, sede do grupo. A holding não espera grande salto no faturamento deste ano e deve fechar com receita de ¤ 1,5 bilhão-mesmo valor de 2011 "Somos diretamente afetados pela crise nos Estados Unidos e na Europa . Os mercados emergentes é que estão puxando o crescimento", afirma Mafei. Depois do primeiro ano de operação, a ideia da empresa é trazer novas linhas - duas a cada ano. No mundo, a Laufen comercializa dois mil tipos de peças. A Roca está no Brasil desde 1999, quando adquiriu a Keramik Holding AG Laufen, detentora das marcas Incepa e Celite, que já eram líder nacional em louças sanitárias.

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Duramente afetada pela crise nos Estados Unidos e Europa, Roca quer dar mais espaço aos países emergentes que, como o Brasil, estão puxando a receita da empresa para cima
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