SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Vidro é coisa do passado

11 de fevereiro de 2012

Julio Cabral

Apesar de manter a mesma aparência para alguns, os vidros e para-brisas evoluíram em laminação e formatos, mas ganharam poucas funções ao longo das décadas. Isso está para mudar, já que eles devem passar a exibir informações e gráficos, que serão sobrepostos aos vidros e ao ambiente externo. É a chamada realidade aumentada. Na prática, é como se a realidade exterior fosse intensificada pelos recursos que envolvem sons e outras funções. A tecnologia chegará ao mercado nos próximos anos.

Com isso, o quadro de instrumentos pode estar com os dias contados, já que a tecnologia permitirá a exibição de todos os dados do carro no para-brisa, sem exigir o desvio da visão do motorista. Como acontece com um head-up display (visor à altura da visão), mas sem a necessidade de projeção em uma lâmina de policarbonato ou no para-brisa. A nova geração de para-brisa funcionará como tela e avisará sobre qualquer dano que impeça a exibição dos dados.

TRAÇADO A segurança vai além da linha de visão. Com sensores e câmeras infravermelhas, um para-brisa inteligente pode demarcar até os limites da via. A General Motors apresentou no ano passado um modelo experimental, que usa os dados coletados para projetar informações importantes com laser. "Se você estiver dirigindo na neblina, poderá usar as câmeras infravermelhas para identificar os limites da estrada e o laser poderia reforçá-los no para-brisa", garante Thomas Seder, da GM. O sistema desenvolvido em conjunto com as universidades Carnegie Mellon e do Sul da Califórnia pode tracejar placas de limite de velocidade, avisos ou o próprio contorno da via. Para transformar todo o para-brisa em um display, a marca utilizou um tipo especial de vidro com emissores de luz capazes de formar as imagens. Na prática, o vidro se torna um monitor translúcido. Segundo Seder, a tecnologia só estará disponível em 2018. A BMW, que introduziu o head-up display em 2004, já apresentou uma segunda geração da tecnologia, que intensifica carros, direção da navegação e outros elementos.

Parece impressionante, mas outras companhias adicionaram novas tecnologias, indo além da questão da segurança. A inglesa Autoglass, especializada no reparo e reposição de para-brisa, apresentou o Autoglass Vision 2020, sua projeção do vidro dianteiro criado para a virada da década. O passeio nunca será o mesmo, contando com indicação de estabelecimentos comerciais, centros históricos, postos, entre outros. Rola de tudo, até o aviso de uma promoção de filé com fritas (com respectivo preço) ao se passar por um determinado pub. Sem falar de outros dados, como a música que está sendo tocada ou lembretes - para evitar multas ou pane seca -, fora os alertas de pedestres. Claro que, para não causar dor de cabeça ou outros incômodos, a exibição de tantas informações pode ser resumida ou cancelada.

ENTRETENIMENTO A tecnologia de realidade aumentada em carros não servirá apenas para intensificar a segurança ou a praticidade, como também não ficará restrita aos para-brisas. Como o nome de Janela para o Mundo, o projeto da Toyota inclui os vidros laterais, que são transformados em monitores translúcidos tão interativos quanto tabletes estilo iPad. A invenção foi desenvolvida em conjunto com o instituto de design interativo de Copenhagem, Dinamarca. A principal função é o entretenimento dos passageiros. Exemplificado em vídeo, o sistema permitirá ao ocupante dar zoom no que vê lá fora, ou até saber as distâncias dos objetos que passam pelo carro. E também na possibilidade de desenhar ou manipular imagens, o que vai educar crianças e entreter crescidos.

Ou até funções mais curiosas, como a identificação do que o passageiro está vendo com direito à narração. A Toyota já tem dois protótipos funcionais com a tecnologia, que inclui também o teto solar. Quem olhar para cima poderá ver dados sobre o céu e clima e saber mais sobre as constelações viajando pela noite. A General Motors exibiu sistema semelhante no Consumer Electronics Show (CES), realizado em Las Vegas, em janeiro. No mesmo evento, a Mercedes-Benz exibiu o Dice (experiência de controle dinâmico e intuitivo), sistema que reconhece movimentos e projeta informações no para-brisa e painel, que podem ser manipulados só com gestos. Prova que os fabricantes querem ir bem além do simples vidro.

Eternit diversifica mix e entra no segmento de metais sanitáriosDona da Incepa e Celite lança marca para classe A