SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Sindilouça já prepara o 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica

Sindicato e Fiep organizam evento, que está marcado para junho de 2012

clique para ampliar clique para
               ampliarEm sua última edição, o Congresso recebeu mais de 400 pessoas (Foto: Divulgação)

O Sindilouça já está organizando junto à Fiep o 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica Vermelha, que acontece em junho de 2012, em Curitiba. O objetivo é gerar interação entre os diversos setores relacionados à cerâmica, promovendo seu desenvolvimento em solo nacional.

Paralelamente, acontecem, ainda, o 1° Congresso Latino-Americano de Cerâmica e o 9º Brazilian Symposium on Glass and Related Materials. São esperadas cerca de 900 pessoas, que vão conferir a apresentação de trabalhos científicos e os estandes das empresas e instituições onde serão expostos seus produtos e serviços.

O Congresso vai apresentar e debater temas específicos de interesse da cerâmica vermelha, materiais de revestimento, cerâmica branca, cerâmica técnica e novos materiais. Entre os assuntos tratados estão energia, recursos humanos, meio ambiente e panoramas setoriais.

A programação aprofunda, também, aspectos científicos e tecnológicos em áreas como a da cerâmica eletroeletrônica, termomecânica, revestimentos e materiais refratários. As apresentações vão acontecer em sessões de trabalhos técnico-científicos de palestras e de painéis nas quais são apresentados os mais recentes avanços da área, com a intenção de promover o intercâmbio entre os participantes.

Serão apresentados mais de 400 trabalhos técnico-científicos, conferências e painéis, avaliando os avanços científicos e tecnológicos e debatendo temas específicos e de interesse geral. O evento já possui excelente aceitação nacional, com representantes de todos os Estados e também do Exterior. É uma oportunidade de ampliar conhecimentos, obter um grande número de informações e debater os principais assuntos ligados ao setor. O resultado consiste em benefícios para a qualificação profissional, para as empresas e para as instituições as quais pertencem e, consequentemente, para todo o setor.

Cenário nacional - O Brasil é um dos maiores produtores de cerâmica tradicional, destacando-se internacionalmente nos segmentos de louça sanitária, materiais de revestimento e isoladores elétricos. O país possui praticamente todos os recursos minerais e abundância de energia para a fabricação de produtos cerâmicos. Conta com cerca de oito mil empresas, em sua maioria voltadas para a cerâmica vermelha. Apesar disso e do desenvolvimento que pode ser visto, o setor ainda apresenta deficiências em recursos humanos e problemas de gestão, que podem ser solucionados com a ajuda do evento, fortalecendo o setor.

Os vários segmentos cerâmicos, apesar das peculiaridades, apresentam pontos em comum como matérias-primas, processos e recursos humanos. Apesar de existirem inúmeras instituições de ensino nacionais, existe uma divergência entre este grupo e o setor produtivo devido ao contraste entre a teoria e a prática. O 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica pretende minimizar estas deficiências. O evento é uma oportunidade única de reunir representantes de instituições de ensino e pesquisa, de indústrias cerâmicas e de fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos.

Cubas de vidro conferem elegância e sofisticação ao ambienteProcesso antidumping de vidros da China e México está em fase final