SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mercado nacional valoriza o design

Porcelana de mesa deixou de ser coadjuvante na decoração de casas e restaurantes e leva setor a investir em criações diferenciadas

 

clique para ampliar clique para ampliarPratos redondos dão a vez aos angulados (Foto: Divulgação)

Os brasileiros valorizam cada vez mais os objetos com design diferenciado e que transmitam parte da personalidade de quem os possui. A opção por peças com formas e estilos diferentes nas mesas de restaurantes e residências é cada vez mais frequente. Com mais poder aquisitivo e o desejo de consumir produtos personalizados, as oportunidades para o segmento de louça de mesa são variadas.

Os tradicionais pratos redondos, por exemplo, apesar de ter seu espaço consolidado no mercado gastronômico, já não são mais a preferência - pelo menos não mais entre o público moderno. Estes produtos são fortes em mercados mais clássicos e tradicionais, que têm sua fatia. No entanto, a tendência é apostar em peças com linhas retas e ângulos bem definidos, como os pratos quadrados, por exemplo.

Vale a pena investir nas formas diferenciadas. Uma pesquisa realizada pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae mostrou que 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como fator mais importante na tomada de decisão por uma compra. A cor também influencia e remete a diferentes sensações.  

A indústria paranaense Gemer Porcelanas Finas, localizada em Campo Largo, observou o desejo do mercado e investiu em linhas diferenciadas. A Linha Piatto, formada por itens planos, quadrados e retangulares, formas que representam os avanços tecnológicos e a modernização do setor, nasceu depois de uma pesquisa junto ao público consumidor. "Depois de muita pesquisa e avaliação das tendências, chegamos a um resultado prático, moderno e funcional, que atende a todos os tipos de públicos, empreendimentos e ocasiões", comenta o diretor comercial da Germer, Osvaldo Rangel Fazolari.

Mas as novidades não estão presentes somente nas formas. As peças decoradas também agradam e a quantidade de temas consegue atender às exigências dos mais modernos aos mais clássicos, passando pelo estilo oriental. As influências vêm do setor gastronômico, que valoriza a apresentação dos pratos, como do estilo pessoal de quem compra. "É uma tendência que veio para ficar e, para atender este mercado de decoração, lançamos neste ano 14 linhas decoradas, nos mais diversos estilos, para combinar com todos os gostos", afirma o diretor.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Construção civil precisa rever a geração de resíduosSindilouça participa do Encontro Anual de Sindicatos