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Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

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Aumentar influência junto a instituições internacionais está entre as metas

05 de maio de 2011

Cintia Esteves

TRÊS PERGUNTAS A MICHAEL RUMPF GAIL, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer)

Conselheiro da Gail Arquitetura em Cerâmica, Michael assume hoje a presidência do conselho de administração da Anfacer, após três mandatos de Edson Gaidzinski Júnior, presidente executivo da Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Qual será a principal bandeira de sua gestão? Queremos aumentar nossa importância nas entidades internacionais. Existem instituições na Europa e nos Estados Unidos que definem, entre outras coisas, a classificação dos produtos. E o Brasil, mesmo sendo o segundo maior mercado de revestimento cerâmico do mundo, atrás somente da China, não tem participação nestas decisões.

E como esta falta de influência se reflete no dia a dia da indústria brasileira? Alguns produtos importados chegam ao Brasil com o nome de porcelanato, por exemplo, mas sem ter a qualidade reconhecida neste tipo de produto. Em termos de qualidade e nomenclatura, a China é uma concorrente desleal.

Qual a expectativa de crescimento para este ano? Em 2010, o faturamento do segmento foi de R$ 8,5 bilhões. Para este ano esperamos crescimento de 6%. Também está nos planos convidar empresas de outros segmentos para se tornarem associadas. Fabricantes de telhas e tijolos são alguns exemplos. 

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