SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Cresce a participação do Paraná nas exportações de cerâmica branca

Vendas externas brasileiras cresceram 9% de 2009 a 2010. No Paraná, o incremento foi de aproximadamente 15%

O Brasil teve um significativo aumento das vendas externas de artigos de louças de 2009 para 2010. O Paraná não só acompanhou este crescimento como ampliou a participação. No período de um ano, as exportações de pias, lavatórios e sanitários cerâmicos, porcelanas e cerâmicas artísticas do Estado aumentaram em quase um milhão de dólares.

As exportações brasileiras de cerâmica branca cresceram e o Paraná soube aproveitar o bom momento. As vendas externas do País somaram US$ 36,3 milhões no ano passado no segmento. Em 2009 este valor foi de US$ 33,2 milhões. No mesmo período, as exportações paranaenses saltaram de US$ 2,5 milhões para US$ 3,2 milhões. Isto significa que a participação do Estado nas vendas externas do segmento subiu de 7,5% para 9%. Louças e artigos de cerâmica foram os itens mais exportados, as vendas somaram US$ 2.459.541 e a Argentina foi o grande comprador do produto paranaense.

clique para ampliar clique para ampliarExportações Brasil e Paraná (Foto: Fiep)

Indústria de louça está concentrada em sete EstadosGoverno opta por dificultar a importação de mais 17 produtos