Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
As indústrias paranaenses podem contar com um forte aliado para encontrar soluções em áreas que se tornaram queixas frequentes. Exemplos disto são o absenteísmo (falta dos funcionários), a implantação do eSocial, adaptação às Normas Regulamentadoras e até mesmo o impacto do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e os nexos técnicos previdenciários.
O Sesi no Paraná oferta consultorias especializadas nestas áreas em Segurança e Saúde do Trabalho, com o objetivo de fornecer um amplo suporte às empresas, atingindo o maior índice de resolutividade possível. “Esses são problemas que atingem as indústrias de todos os setores. O absenteísmo, por exemplo, se tornou uma queixa frequente. Por isto, temos uma equipe multidisciplinar para ajudar a diminuir isto”, comenta a coordenadora de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná, Juliana Cipriani Presiazniuk.
A ideia é transformar a Segurança e Saúde no Trabalho como parte estratégica de negócios. A cobertura das consultorias acontece em todo o território paranaense. “O grande diferencial que as indústrias encontram no Sesi é esta consultoria de gestão”, salienta Juliana.
Na consultoria sobre Normas Regulamentadoras, a equipe do Sesi verifica o atendimento por parte da indústria nesta área e propõe ações para que ela se adeque no que for necessário. Desta maneira, a empresa consegue reduzir custos, atender à legislação e diminuir situações de risco, acidentes e doenças de trabalho.
A consultoria de gestão do absenteísmo foca em iniciativas que podem fazer com que haja uma queda nos casos de doenças relacionadas ao trabalho e que causam faltas constantes. O Sesi conta com especialistas de diferentes áreas para verificar desde a política de recebimentos de atestados médicos até um estudo específico do que pode estar gerando o absenteísmo.
Outra consultoria é a de passivos trabalhistas, dentro da perspectiva de Segurança e Saúde do Trabalho. “O nosso objetivo é indicar ao industrial adequações para que não incorra nas mesmas reclamações, além de atender à legislação e tornar o ambiente mais seguro ao trabalhador, que passa a se sentir mais amparado”, destaca Juliana.
A consultoria em eSocial - ferramental do governo federal que vai reunir todas as informações relacionadas a empregadores e empregados - visa orientar a indústria para a correta implantação em sua rotina. O eSocial será obrigatório a partir de 2018 e as empresas devem ficar bastante atentas para evitar transtornos no momento da transmissão dos dados.
E a consultoria FAP/NTEP pode ser a solução para as empresas que precisam de um sistema de gestão sobre o NTP (Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho) e NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), além do FAP (Fator Acidentário de Prevenção). “Quem tem o menor índice de acidentes paga uma alíquota menor. Por isto é importante ir a fundo porque pode significar inclusive redução de custos. Muitas indústrias também não sabem que podem fazer questionamentos e contam com o apoio do Sesi para verificar estas situações”, ressalta Juliana.
Os interessados podem procurar a unidade mais próxima do Sesi para obter mais informações ou ainda pelo site www.sesipr.org.br.