Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
Hábitos de vida saudável do colaborador fazem uma grande diferença no ambiente de trabalho, impactando diretamente nos índices de produtividade. Por isto, as empresas devem ficar atentas para promoverem a qualidade de vida e de saúde aos funcionários, inclusive na prevenção do consumo de álcool e outras drogas.
Para este trabalho, a indústria paranaense pode estabelecer uma parceria com o Sesi, que realiza consultorias nesta área por meio do programa Cuide-se +. A iniciativa é totalmente voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do setor industrial.
Um dos eixos do Cuide-se + tem como premissa oportunizar ações educativas com foco na aquisição de hábitos de vida saudável, para evitar o consumo abusivo de álcool e outras drogas. Esta linha de trabalho foi lançada em 2013 e já foram beneficiados mais de 15 mil colaboradores.
“É muito importante dialogar sobre este tema dentro da empresa. Em uma atividade como esta, o funcionário sente que é parte fundamental no ambiente de trabalho, o que permite uma abertura para ele conversar, propor soluções, pedir ajuda. Quando toda a empresa está voltada para este aspecto, fica mais fácil acabar com estigmas e preconceitos”, comenta Silvia Pessôa Teuber, integrante da equipe do Cuide-se +, desenvolvido dentro da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do Sesi.
A consultoria é feita em diferentes etapas. A primeira delas é a formação de um comitê de trabalho com representantes das áreas de Recursos Humanos, Saúde e outros setores da empresa, juntamente com a consultora do Sesi. A partir disto, ao longo de 10 meses, há a construção de uma política interna e o planejamento de ações e estratégias de prevenção. “São ações que contribuem para a promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e a prevenção de riscos do uso de álcool e outras drogas”, ressalta Silvia. Posteriormente ocorre a capacitação de lideranças, que recebem orientações sobre os cuidados para a abordagem com os trabalhadores sobre o tema.
Além do atendimento personalizado, a consultoria do Cuide-se + pode ser implantada por meio de um consórcio entre indústrias de um mesmo segmento, mediante parceria com o respectivo sindicato e adesão de no mínimo quatro empresas de micro e pequeno porte. Desta forma, elas rateiam o investimento no trabalho. São realizadas reuniões mensais para formatar e fomentar as estratégias com representantes destas indústrias, que depois levam para o ambiente de trabalho as ações definidas.
Mais informações sobre o eixo de prevenção ao uso de álcool e outras drogas podem ser obtidas pelos e-mails silvia.teuber@sesipr.org.br e fabio.fontoura@sesipr.org.br.