Empresas de artefatos de couro vão desbravar mercado internacional
Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), em parceria com a Apex-Brasil, irá
investir na internacionalização do setor de artefatos de couro em 2014
Membro da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav),
o Sindicouro destaca a seus associados algumas das principais ações dessa associação nacional
em 2014.
Entre elas está a difusão da nova marca de promoção comercial do setor no exterior, batizada
de “Brasil by bags”. Desde a estreia desse selo em janeiro, na 41ª Couromoda, em São Paulo, várias
empresas ligadas a esse projeto de exportação passam a ser agrupadas usando esta marca fora do Brasil.
No primeiro semestre de 2014, a prospecção de negócios da Abiacav está ancorada em participações
em feiras internacionais. Na agenda estão a IFLS - International Footwear & Leather Show, que acontecerá
de 4 a 7 de fevereiro no Centro de Eventos Corferias, em Bogotá; a Mipel, de 2 a 5 de março, no Centro de Eventos
Fieramilano, em Milão, e a ATS – Acessories the Show, de 4 a 6 de maio no Centro de Eventos Javits Convention
Center, em Nova York. Esses são os três mercados-alvo da entidade, conforme o primeiro Projeto Setorial desenvolvido
em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“Nossa estratégia é a de aumentar a participação no campo internacional. Para isso,
montamos um plano de trabalho, com metas alinhadas para o futuro, que terá como fio condutor essa nova matriz criativa”,
afirmou Paulo Kieling, gerente do Projeto de Internacionalização da Abiacav.
Além dos mercados-alvo, a entidade também vai direcionar atenção para a Índia,
que aumentou as compras do Brasil em 397% nos últimos cinco anos; para a Rússia, 10º maior importador do
Brasil, e Emirados Árabes, que no ranking importador brasileiro está no 13º lugar.
Faturamento
Com a meta de fortalecer as operações comerciais no mercado externo,
o que se concretizará com exportações contínuas e desconcentradas, através de uma maior
inserção internacional, a Abiacav pretende aumentar gradativamente o faturamento com as vendas internacionais
do setor, que em 2013 foi pouco mais de US$ 40 milhões, cifras que podem ultrapassar os US$ 100 milhões neste
ano.
As indústrias do setor exportam para mais de 30 países, sendo os Estados Unidos o maior mercado comprador,
seguido de Espanha, Colômbia, Índia, França, Canadá e Holanda.
“Nossas empresas têm know how e investem em design, autenticidade e qualidade, atributos buscados
pelos compradores. Agora, chegou a hora de agredirmos o mercado e apresentarmos nossa proposta de valor”, explicou Kieling.
O setor contabiliza cerca de 2 mil indústrias, que respondem pela produção de mais de 50 milhões
de peças por ano.
Com informações da Abiacav