Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Exportações de couro brasileiro atingiram US$ 220 milhões em setembro

Em relação ao mesmo mês do ano passado, exportação aumentou em 35%, segundo dados do MDIC

O Sindicouro destaca aos seus associados a divulgação do balanço das exportações brasileiras no setor de couro. No mês de setembro, o valor alcançou o total de US$ 220 milhões. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Trata-se de um aumento de 35% em relação ao mesmo mês do ano passado, alcançando o registro de crescimento de 18,6% no valor das exportações em 2013 em comparação aos mesmos nove primeiros meses de 2012.

São número positivos, mas podem anteceder um período de grandes dificuldades para as exportações de couros e peles brasileiras. Segundo o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, dois fatores podem ser determinantes para a queda da competitividade do Brasil no mercado externo a partir de 2014. Um deles é a exclusão do país do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP) a partir de janeiro próximo. “Com isso, deve haver um acréscimo de custos na ordem de 3,5% para os produtos exportados para esse mercado, que responde por 36% das vendas internacionais brasileiras de couros e peles”, destaca Bello.

O gestor ressalta ainda que a possibilidade de não haver prorrogação do Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), cujo encerramento está previsto para o final de 2013, deve também impactar o setor de curtumes e os resultados a partir de janeiro. O Reintegra foi criado para compensar resíduos tributários nas exportações, proporcionando à empresa exportadora o recebimento de um crédito equivalente a 3% da receita de venda de produtos acabados ao mercado externo.

As questões do SGP e do Reintegra, segundo prognósticos do setor, podem elevar custos em até 6,5% em 2014, prejudicando os resultados das exportações de couros e peles do Brasil – resultados esses que têm se mostrado determinantes para melhorar a balança comercial brasileira (déficit de US$ 1,62 bilhão no acumulado do ano). De janeiro a setembro de 2013, as exportações de couros e peles do Brasil somam US$ 1,816 bilhão. A participação do item nas exportações segue em 1%.

Com informações do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil

Aproveitamento de resíduos foi debatido na reunião do Conselho Setorial do VestuárioDanka Bolsas se prepara para completar 40 anos