Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Setor de couro teve participação de 10,7% no superávit da balança comercial

Economia do país comemora o crescimento das exportações brasileiras de couros em 2012

Em 2012 a balança comercial brasileira teve seu pior desempenho em 10 anos, com quedas nas exportações da maioria dos segmentos produtivos. No entanto, apesar da queda e de todos os prognósticos desfavoráveis, os couros contribuíram com 10,7% do superávit nacional atingido (que foi de US$ 19,430 bilhões). Para 2013, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) prevê um aumento de 3 a 5% nas exportações brasileiras de couros.

De acordo com o presidente do Sindicouro, Neury Macionki, o setor permanece estável em 2013. “Com a volta às aulas, houve um pequeno crescimento no setor, mas nada significativo, além disso, os postos de trabalho se mantêm em 2013. A expectativa é que esse ano o setor tenha um pequeno crescimento, mas que contribua favoravelmente à indústria”, afirma.

As exportações em 2012 ficaram em US$ 242,579 bilhões e as importações foram de US$ 223,149 bilhões. Na média por dia útil, as vendas externas sofreram queda de 5,3% no ano passado e o volume importado caiu 1,4%. A participação de couros e peles em todos os produtos brasileiros exportados passou de 0,8% em 2011 para 0,9% em 2012 (US$ 2,079 bilhões).

A indústria de couro realizou, no ano passado, uma série de ações com o propósito de manter a estabilidade de suas exportações. Entre as atividades lideradas pelo CICB – entidade que representa o setor em nível nacional e internacional – destacam-se a participação nas maiores feiras de couro do mundo (como a APLF e a ACLE) e a realização de uma Missão Comercial com os Estados Unidos e a Turquia.

Vendas na Couromoda projetam 5% de crescimento no consumo de calçadosRegularize a taxa de Contribuição Sindical