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A Couromoda encerrou nesta sexta sua 40ª edição, em São Paulo, projetando crescimento de 5% nas vendas de calçados para o mercado interno, em 2013. Isso significa cerca de 38 milhões de pares a mais do que os 758 milhões consumidos pelos brasileiros ao longo do ano de 2012.
A projeção tem como base o grande volume de negócios fechados e encaminhados pelas 1.100 empresas expositoras da feira Couromoda, que ocuparam totalmente as instalações do Anhembi, esta semana, apresentando as novas coleções de 3 mil marcas de calçados, bolsas e acessórios de moda.
Durante quatro dias, o evento registrou mais de 80 mil visitas de lojistas, industriais e demais profissionais da cadeia do couro/calçado, correspondendo a 37 mil visitantes únicos de todo o Brasil, além de compradores internacionais de 63 países.
- A maior parte destes negócios refere-se ao mercado interno, que é hoje o motor do consumo para a indústria calçadista brasileira - destacou Francisco Santos, presidente da Couromoda.
Santos diz que estes resultados confirmam que o setor calçadista continua saudável e competitivo no mercado doméstico.
- A redução de exportações, no entanto, é uma situação que preocupa, em função das crises européia e americana, do câmbio ainda defasado e da concorrência desleal asiática.
Segundo o presidente da Couromoda, o desafio do setor é exportar calçados de maior valor agregado para faixas de consumidores menos afetados pela crise.
- Com capacidade de produção de 1 bilhão de pares/ano (hoje produzindo 834 milhões), o setor precisa de soluções na exportação para impulsionar um crescimento mais vigoroso - concluiu Santos.
As 78 pequenas e microempresas reunidas no estande coletivo do Rio Grande do Sul venderam nos três primeiros dias de feira R$ 12,8 milhões em calçados e bolsas, cerca de 10% mais do que na feira do ano passado.
Já a feira São Paulo Prêt-à-Porter, evento do Grupo Couromoda dedicado ao setor de confecções, que aconteceu na mesma semana, no Expo Center Norte, também registrou bom retorno de vendas para seus expositores. A terceira edição do evento recebeu 22 mil visitas profissionais, com 12 mil visitantes únicos, de mais de 10 países.