Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Vendas na Couromoda projetam 5% de crescimento no consumo de calçados

18 de janeiro de 2013

A Couromoda encerrou nesta sexta sua 40ª edição, em São Paulo, projetando crescimento de 5% nas vendas de calçados para o mercado interno, em 2013. Isso significa cerca de 38 milhões de pares a mais do que os 758 milhões consumidos pelos brasileiros ao longo do ano de 2012.

A projeção tem como base o grande volume de negócios fechados e encaminhados pelas 1.100 empresas expositoras da feira Couromoda, que ocuparam totalmente as instalações do Anhembi, esta semana, apresentando as novas coleções de 3 mil marcas de calçados, bolsas e acessórios de moda.

Durante quatro dias, o evento registrou mais de 80 mil visitas de lojistas, industriais e demais profissionais da cadeia do couro/calçado, correspondendo a 37 mil visitantes únicos de todo o Brasil, além de compradores internacionais de 63 países.

- A maior parte destes negócios refere-se ao mercado interno, que é hoje o motor do consumo para a indústria calçadista brasileira - destacou Francisco Santos, presidente da Couromoda.

Santos diz que estes resultados confirmam que o setor calçadista continua saudável e competitivo no mercado doméstico.

- A redução de exportações, no entanto, é uma situação que preocupa, em função das crises européia e americana, do câmbio ainda defasado e da concorrência desleal asiática.

Segundo o presidente da Couromoda, o desafio do setor é exportar calçados de maior valor agregado para faixas de consumidores menos afetados pela crise.

- Com capacidade de produção de 1 bilhão de pares/ano (hoje produzindo 834 milhões), o setor precisa de soluções na exportação para impulsionar um crescimento mais vigoroso - concluiu Santos.

As 78 pequenas e microempresas reunidas no estande coletivo do Rio Grande do Sul venderam nos três primeiros dias de feira R$ 12,8 milhões em calçados e bolsas, cerca de 10% mais do que na feira do ano passado.

Já a feira São Paulo Prêt-à-Porter, evento do Grupo Couromoda dedicado ao setor de confecções, que aconteceu na mesma semana, no Expo Center Norte, também registrou bom retorno de vendas para seus expositores. A terceira edição do evento recebeu 22 mil visitas profissionais, com 12 mil visitantes únicos, de mais de 10 países.

Projeto agrega valor ao mercado calçadista brasileiroSetor de couro teve participação de 10,7% no superávit da balança comercial