Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
O Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Associação das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), acaba de lançar oficialmente o Programa Origem Sustentável. Trata-se de uma certificação voltada para o mercado calçadista brasileiro que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos.
Este programa começou a ser desenvolvido em 2010 e contou com a participação de pesquisadores do MIT L_Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que estiveram no Brasil em janeiro de 2011 e 2012.
O lançamento oficial do programa aconteceu no dia 15 de janeiro, na Couromoda, e no dia 16 de janeiro, no Inspiramais, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes, receberam a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.
Nos dois dias de lançamento, a Abicalçados, a Assintecal e o LASSU apresentaram o projeto e as empresas que foram certificadas ate o momento: as fabricantes de calçados Bibi, Piccadilly e Dian Patris; e as fabricantes de componentes: JotaClass, JR Dublagem, Killing, FCC, Prisma, Endutex, Dublauto Gaúcha, Cipatex e MK Química.
Benefícios
Com este programa, a Abicalçado e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham um maior engajamento em questões de sustentabilidade, o que resultará na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC (Sustainable Apparel Coalition), Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa entre outras.