Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Entidades desenvolvem certificação de sustentabilidade para calçados

"Programa Origem Sustentável" pretende fortalecer presença do produto brasileiro no exterior

Há mais de dois anos, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), vêm trabalhando no Programa Origem Sustentável para o setor da moda. A certificação segue a escala  Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos. O lançamento oficial do programa acontece em janeiro de 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e componentes irão receber a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

A chegada oficial do Programa Origem Sustentável se dará em dois momentos: no dia 15 de janeiro, durante a Couromoda (Feira Internacional de CalçadosArtigos Esportivos e Artefatos de Couro), e no dia 16 de janeiro, no Inspiramais (Salão de Design e Inovação de Componentes), ocasião em que a Abicalçados e a Assintecal apresentarão o projeto e as empresas certificadas: as  fabricantes de calçados  Piccadilly, Bibi e Dian Patris  e as fabricantes de componentes  Killing, FCC,  Prisma, Endutex, Dublauto Gaúcha, Jotaclass,  JR Dublagens, Cipatex e MK Química. Os dois eventos acontecem em São Paulo (SP). No dia 16 também serão realizadas palestras e apresentados quatro cases de inovação e sustentabilidade, culminando com o lançamento da Cartilha de Sustentabilidade.

Objetivo - Com o Programa Origem Sustentável, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham mais engajamento em questões de sustentabilidade. Para as entidades, a iniciativa vai ampliar as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC, Biocalce, Dow Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa, entre outras.

“O conceito de calçado sustentável, com certeza, abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade. A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, citou o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau. Para o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, a iniciativa demonstra a preocupação da indústria em estar alinhada com os principais temas mundiais, não apenas como coadjuvante, mas como agentes ativos. “A Abicalçados entende que o selo é uma iniciativa importante para a indústria calçadista, pois coloca no centro da discussão o seu futuro e sua relação com a sociedade em que vivemos”, avalia.

O programa Origem Sustentável, realizado pela Abicalçados e Assintecal, é patrocinado pelo Sebrae e tem como parceiros o Instituto By Brasil, Universidade de São Paulo (USP) e Massachusetts Institute of Technology (MIT). As auditorias para definir em que nível de selo a empresa se enquadra - Prata, Ouro e Diamante – ficarão sob a responsabilidade da SGS (sigla em inglês para System & Service Certification) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exportações de couro cresceram 11,6% de janeiro a novembroIndustriais do Paraná estão otimistas