Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Tendências de Calçados Fashion Rio Outono Inverno 2013

10 de novembro de 2012

Influenciada por contextos históricos, políticos e sociológicos, expressando hábitos, usos e costumes e acompanhando o tempo, a moda não se limita apenas a roupas, sendo vista também em maquiagens, cabelos, acessórios e porque não, em calçados.

Em sua 22ª edição, ocorrida entre os dias 7 e 9 de novembro, o Fashion Rio Outono Inverno 2013 foi palco para o lançamento de variadas tendências, entre elas os calçados, para a estação mais fria do ano. Inovando ou trazendo características diferenciadas a modelos já conhecidos, a variação ocorreu não só nas texturas como também nas cores dos calçados.

Scarpin

Apresentado nas passarelas do Fashion Rio Outono Inverno 2013 em diversas cores (laranja, marrom, preto, azul e nude) e texturas variadas (finalizados em couro, camurça ou brilho), na versão de bico fino e também arredondado, com salto mediano, alto e em meia pata, o scarpin foi o calçado destaque dos desfiles das grifes Acquastudio, Sacada e Filhas de Gaia.

Ankle Boot

Caracterizadas pela ausência de cano ou então por canos baixos, que vão no máximo até a altura dos tornozelos, as Ankle Boots são indicadas para pessoas com pernas mais alongadas. No Fashion Rio Outono Inverno 2013 foram apresentadas pelas grifes Oh Boy, TNG, Coca-Cola Clothing,Espaço Fashion e Auslander com bico arredondado, variações na espessura dos saltos (aparecendo finos e grossos, em meia-pata, alguns mais altos e outros mais baixos), em modelos mais clássicos(totalmente fechados) e também em versões despojadas (com toque esportivo ou moderno a partir da inserção de cadarços, fivelas, aberturas e couro).

Cap Toe

Criado por Coco Chanel na década de 1950, diferencia-se do peep toe pela capa de material ou cor diferente que possui no bico do sapato. Com amarrações no tornozelo e com brilho no bico, foi usado no Fashion Rio Outono Inverno 2013 pelas modelos da grife Nica Kessler e em versão mais simples em couro e camurça pela Alessa.

Sandálias e Sapatos com Tiras

Sandálias com tiras assimétricas e até mais clássicas (sem perder a modernidade) e sapatos comtiras mais retas (no melhor estilo anos 20), com saltos mais altos e baixos, apresentadas em composições com o branco, preto, nude, vermelho, prateado e off-white, foram destaque nos desfiles das grifes 2nd Floor, Andrea Marques e Patachou para o Outono Inverno 2013.

Bota de Cano Alto

Apresentada juntamente à coleção Outono Inverno 2013 de Herchcovitch, compondo e aquecendo looks charmosos e elegantes, as botas de cano alto ganharam versões mais coloridas e acolchoadas, acompanhadas por um zíper na parte frontal do calçado.

Em síntese, essas foram as tendências em calçados apresentadas no Fashion Rio Outono Inverno 2013, onde a maior novidade foram as Ankle Boots com pegada mais moderna, ou seja, com aberturas nos calcanhares, variações de espessura de salto e adornos (como cadarços e fivelas).

Setor calçadista da Colômbia está de portas abertasGoverno barra importações de calçados da Malásia