Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Fabricantes de componentes para calçados terão selo ambiental

Certificado vai atestar atendimento de padrões ambientais, econômicos, sociais e culturais

As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos terão a oportunidade de atestar que seus produtos são fabricados de maneira ambientalmente correta. O Selo de Sustentabilidade terá diferentes graduações, dependendo das práticas que a empresa adota, e começa a ser conferido em 2013, após auditoria certificada.

O projeto está sendo gerenciado pelo Instituto By Brasil da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), por meio de uma parceria com entidades técnicas. Segundo a diretora do instituto, Silvana Dilly, o selo será concedido às empresas que apresentarem processos que contemplem os quatro pilares da sustentabilidade - aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.

"Com a chegada ao Brasil de grandes players do mercado calçadista mundial, a sustentabilidade ficou muito evidenciada. As exigências das empresas estrangeiras são cada vez maiores e queremos que a cadeia produtiva de calçados responda a essa demanda", afirmou Silvana.

Diferencial - A intenção dos idealizadores é que o selo seja um diferencial competitivo no mercado nacional e internacional para as micro e pequenas empresas do setor. A implantação da certificação começará por um projeto-piloto, do qual participarão 13 empresas já no segundo semestre do ano. A partir de janeiro de 2013, quando a iniciativa será lançada oficialmente, as 340 associadas da Assintecal poderão aderir ao projeto.

O Selo de Sustentabilidade terá cinco categorias: branco, bronze, prata, ouro e diamante. "O selo branco será concedido a todas as empresas que aderirem ao programa", afirmou a diretora. O Instituto By Brazil criou indicadores mínimos obrigatórios, que deverão ser respeitados a partir da segunda categoria. No aspecto econômico, o uso racional de matérias-primas, água e energia estão entre os mais importantes.

Na questão ambiental, as empresas deverão substituir substâncias tóxicas por alternativas ambientalmente corretas. É o caso do cromo, usado para amaciar o couro, que pode ser trocado pelo tanino. No aspecto social, a empresa deverá implementar programas de saúde preventiva e segurança no trabalho. Já no aspecto cultural, as exigências envolvem a preservação da cultura da empresa.

A certificação das categorias prata, ouro e diamante será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a SGS - empresa francesa de inspeção, verificação, testes e certificação com reconhecimento internacional.

Escola do Sindicouro abre inscrições para nova turmaEscola do Sindicouro forma quinta turma