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Em 2012, o brasileiro irá gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, um aumento de 15,29% em relação a 2011. Desse total, 50,40% do potencial de consumo, ou R$ 18,43 bilhões, virá da região Sudeste.
A estimativa é do IBOPE Inteligência, organização do grupo IBOPE que faz projeções e pesquisas de mercado para auxiliar no planejamento de negócios.
Pelo estudo, a classe B, com 24,45% dos domicílios em área urbana do país, tem o maior potencial de consumo, de cerca de R$ 15,68 bilhões, quase 43% do total.
Em seguida aparece a classe C, com 52,38% dos domicílios e potencial de consumo de R$ 14,63 bilhões, ou 40%.
Apesar de representar apenas 2,6% dos domicílios, a classe A tem cerca de 10% do potencial de consumo, ficando na frente das classes D e E somadas, que representam 20% dos domicílios mas representam apenas 6,7% do potencial de consumo.
O levantamento leva em conta que o consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06 neste ano apenas no setor de calçados.
No Nordeste, o índice cai para R$ 163,56, o pior dentre as cinco regiões do país. A região, no entanto, responde por 17,60% do consumo, ou R$ 6,43 bilhões, ficando em segundo lugar no ranking.
A região Sul está em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo, ou R$ 6,40 bilhões. O consumo per capita anual, no entanto, é o mais alto do país: R$ 272,60. Depois aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões (8,5%) e R$ 2,19 bilhões (6%), respectivamente.
No Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consumo (R$ 3,05 bilhões). O menor poder de consumo da classe DE é no Centro Oeste.