Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Relatório mostra enxugamento do setor calçadista

Dados indicam redução de 8,4% na produção de calçados e apontam importância da adoção de políticas de desenvolvimento para impedir desindustrialização

O setor calçadista brasileiro tem um forte impacto social no país, mas está passando por um processo de enxugamento. Esta é uma das conclusões do Brasil Calçados 2012, relatório setorial divulgado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) no dia 24 de maio. A terceira edição do trabalho apontou que 3,3% dos trabalhadores alocados na produção industrial em 2011 ocupam o setor de calçados. Os empregos diretos somaram 335,5 mil postos de trabalho no ano passado. O saldo foi 3,2% menor em relação a 2010, quando a indústria calçadista empregou 348 mil trabalhadores.

A pesquisa também indicou que o setor calçadista nacional reduziu 8,4% o volume de calçados produzidos em 2011 em comparação com o ano anterior. Os 8,2 mil estabelecimentos voltados para a fabricação de calçados produziram no ano passado 819 milhões de pares, contra os 894 milhões de 2010. Em valores monetários, a produção calçadista gerou divisas de R$ 21,8 bilhões, o que equivale a 1,09% do valor total da produção da indústria brasileira de transformação (excluindo a extração mineral e a construção civil).

Os investimentos realizados em 2011 somaram R$ 521 milhões e foram destinados para a modernização do parque industrial, principalmente através da aquisição de máquinas e equipamentos (58%) e em P&D (31%). Segundo Heitor Klein, diretor executivo da Abicalçados, este relatório é estratégico. "Os dados sinalizam a importância da adoção de políticas de desenvolvimento que impeçam a desindustrialização do setor, hoje estimulada pelo desequilíbrio cambial e pela entrada acentuada de calçados importados", afirma.

Produção diversificada - O Brasil Calçados 2012 evidencia também a diversificação da produção nacional. Couro, borracha, tecidos e artigos exóticos são componentes utilizados pelo setor, que atua em todos os segmentos de produtos.

A pauta da produção brasileira é dominada pela linha de calçados de plástico/borracha, na qual se inserem chinelos e sandálias, detendo 53% da produção nacional. Dos 819 milhões de pares produzidos no ano passado, 434 milhões foram neste segmento. Os calçados em couro representaram 29% da produção nacional, isto é, 237,5 milhões de pares, seguidos pela linha de esportivos, com 10%. As fábricas voltadas para esta área produziram 81 milhões de pares. Calçados produzidos com outros materiais participam com 8%.

A pesquisa deste ano contém um dado inédito, que é o da distribuição da produção por gênero. Os modelos femininos responderam por 56% do total fabricado no País em 2011, enquanto os sapatos masculinos detiveram uma participação de 21%. Os calçados infantis e bebês apresentaram um percentual de 20,5%, enquanto os calçados considerados unissex ficaram com uma fatia de 3%.

Alta do dólar anima indústria calçadistaAbertas inscrições para Escola do Sindicouro