Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Escola do Sindicouro oferece novas turmas de Operador de Máquina de Costura

Entidade pretende formar 75 profissionais no decorrer de 2012

clique para ampliar clique para ampliarPrimeira turma formada em janeiro comemora conquista ao lado de empresários do setor (Foto: Divulgação)

A Escola do Sindicouro, inaugurada em agosto do ano passado, anuncia a abertura de mais três turmas no decorrer de 2012 para Operador de Máquina de Costura. O objetivo é qualificar a mão de obra para atuar com máquinas industriais, usando técnicas de costura de bolsas, malas e brindes. Cada turma dispõe de 15 vagas e as inscrições podem ser feitas por intermédio das empresas interessadas, sempre com uma semana de antecipação ao início do curso.

Além de um grupo já capacitado em janeiro e outro em andamento no mês de abril, três novas turmas estão programadas para início nas seguintes datas: 4 de junho, 6 de agosto e 8 de outubro. "Essa capacitação era uma demanda antiga do setor. Estamos realizando nosso grande anseio de formar mão de obra qualificada", afirmou o presidente do Sindicouro, Waldomiro Wanderley Luersen.

Além disso, a oferta do curso despertou também o interesse de empresas não associadas ao sindicato. "Já recebemos uma série de pedidos de empresários interessados em se associar ao sindicato para poder ter acesso ao curso. Acredito que essa inciativa ajudará a desenvolver cada vez mais nosso setor", destacou.

A capacitação é realizada em parceria com o Senai e acontece nas dependências da entidade. Ao concluir as atividades, os alunos recebem um certificado fornecido pela instituição. As empresas devem enviar seus funcionários pagando um valor simbólico de R$ 200,00, por aluno, sempre com uma semana de antecedência ao início do curso, quando se encerra o prazo para o recebimento de inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (41) 3271-9090.

O programa - O curso, que teve início em agosto de 2011, é dividido em dois grandes módulos. O primeiro, de 56 horas, é subdivido em aulas de conhecimentos gerais e também técnicas para operar máquina de costura industrial e para a utilização dos equipamentos de segurança. O segundo módulo, de 104 horas, aborda desenvolvimento aplicado e só pode ser cursado pelos alunos que concluírem o inicial. Nesta parte do programa, serão realizados exercícios práticos relacionados ao entendimento sobre a tecnologia da máquina e como ela deve ser controlada na montagem de produtos.

Governo decide até julho se aplica barreiras à importação de componentes daTrem para São Paulo