Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Materiais com temas da moda levam vantagem no gosto dos alunos

Classe B é a que apresenta o maior potencial de consumo, com 48% de intenções de compra no setor

O final de ano é o período ideal para aumentar a produção no setor de mochilas e acessórios escolares. A partir de novembro, as escolas divulgam a lista de materiais que serão utilizados no próximo ano pelos alunos. Para economizar, muitos pais adiantam as compras e não esperam janeiro chegar. Cadernos, estojos e mochilas com temas de programas de TV juvenil ou infantil, desenhos e brinquedos, são os mais procurados pelos estudantes.

O consumo de materiais escolares no País cresce mais de 7% ao ano, segundo pesquisa do instituto Data Popular. O mercado deve movimentar em 2011 mais de R$ 12 bilhões. A classe B é a que apresenta o maior potencial de consumo, com 48% de intenções de compra no setor.

O período que antecede a volta às aulas, no início de 2012, vai ser bom para comerciantes e fabricantes: a expectativa é crescer até 20% em relação a 2011, e as vendas serão puxadas pelo número de produtos licenciados e pela ampliação do mix. "Um produto que tem um desenho animado estampado costuma ser mais caro e atrai a atenção das crianças", afirma o economista, Marcelo Barros.

A procura no varejo é maior em janeiro e fevereiro, quando pais e filhos compram a lista de material passada pela escola. E é nessa hora que entra a disputa das marcas pelas licenças. Entre os preferido das crianças estão produtos do Ben10, Barbie, Hot Wheels, das linhas Capricho, Pucca e Jolie.

Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o mercado de licenciamento deve movimentar R$ 4,6 bilhões em 2011, 6% a mais do que em 2010. Material escolar é o segundo maior grupo em vendas de produtos licenciados. O primeiro é vestuário, e o terceiro, brinquedos.

Escola do Sindicouro forma primeira turmaSindicouro pleiteia redução total de IPI e aumento no Imposto de Importação