Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Escola de Costura do Sindicouro entra em operação

Curso de costura básica tem carga horária de 160 horas

O dia 22 de agosto foi marcado pelo início das atividades da Escola da Costura do Sindicouro, uma parceria com o Senai. Neste dia, foi realizada a aula inaugural da Escola, que tem como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos práticos e teóricos com relação à iniciação em costura industrial. O curso tem carga horária total de 160 horas e conta com até 15 alunos por turma, que devem ter acima de 18 anos e ter cursado, pelo menos, até a sexta série do ensino médio.

Na programação, estão incluídos temas de conhecimentos gerais, como saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, educação ambiental, relações de trabalho e mundo do trabalho, aos quais serão destinadas 16 horas de curso. Após este primeiro passo, serão tratados os conteúdos mais específicos, como é o caso do treinamento para operar máquina de costura industrial reta transporte duplo e triplo, com duração de mais 40 horas. Neste módulo, os participantes vão aprender a utilizar equipamentos de proteção individual, identificar condições inseguras do equipamento, nomenclatura dos componentes de máquinas de costura, especificações técnicas, manutenção preventiva de equipamento, além de todas as especificidades ligadas diretamente à costura do couro.

O segundo módulo, de 104 horas, só pode ser cursado pelos alunos que concluíram as 40 horas anteriores. Nesta parte do programa, serão realizados exercícios de aplicação prática relacionados ao entendimento sobre a tecnologia da máquina e como ela deve ser controlada na montagem de produtos.

Para mais informações, entre em contato com o Sindicouro pelo telefone (41) 3271-9090.

Queda nas exportações de couro foi a maior desde março de 2009Brasil quer ficar mais próximo da Colômbia