Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Conduzir bem o negócio faz toda a diferença

Sindicatos podem oferecer às empresas associadas programa de planejamento estratégico

A gestão de uma empresa bem feita pode significar a diferença entre a estagnação do negócio e o crescimento rápido e consistente. Por meio da parceria entre Fiep e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), os sindicatos podem proporcionar a seus associados o programa de planejamento estratégico. O objetivo é permitir que as empresas tenham acesso ao processo de gestão profissional. O projeto faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Fiep.

O primeiro passo do programa é, em uma programação de oito horas em conjunto com a diretoria do sindicato, buscar informações sobre o setor de atuação, conhecer detalhes e especificidades do mercado e, com isso, estabelecer um planejamento geral: visão, missão, valores e objetivos estratégicos. A segunda fase é direcionada aos planos operacionais, enquanto a terceira fase é a implantação do software gratuito para os sindicatos. "Há ainda uma quarta etapa, que está em desenvolvimento, em que é realizado o acompanhamento e revisão da primeira e segunda fase", explica Alcides Mário Amaral de Oliveira Jr., da diretoria de Relação com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep. Durante o processo, os sindicatos ganham ferramentas para formular estratégias por meio do estabelecimento de metas e a elaboração de planos de ação para atingi-las, considerando os ambientes internos e externos e a visão atual e de futuro. Com isto, o processo de gestão empresarial se torna mais eficaz.

A agenda de trabalho é conduzida pelo consultor responsável abordando diversos temas, como apresentação da metodologia; definição da identidade organizacional do sindicato; análise de forças e oportunidades, fraquezas e ameaças e análise de cenários para definição dos objetivos estratégicos; definição de indicadores e metas; além de orientações para o plano de ação.

Além dos sindicatos, o programa também atende os conselhos temáticos e setoriais da Federação e das entidades empresariais, Arranjos Produtivos Locais, agências de desenvolvimento regionais, associações empresariais e indústrias. O programa de planejamento estratégico começou no segundo semestre de 2009. Os primeiros sindicatos a implantarem a profissionalização na gestão foram o Sindirepa PR, o Sindirepa PG e o Simov. Atualmente, 22 sindicatos realizaram duas fases do planejamento estratégico e 31 completaram a primeira.

Os sindicatos interessados em implementar e oferecer aos associados o planejamento estratégico podem procurar a Diretoria de Relação com Sindicatos da Fiep, pelo número 3271-9033.

Federação cria Câmara Técnica de Resíduos IndustriaisGoverno abre mão de R$ 20,7 bi para proteger a indústria nacional