Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Fiep recebe audiência pública da Frente Parlamentar da Indústria Têxtil

Encontro vai discutir medidas que garantam competitividade ao setor na concorrência com os produtos importados

A Fiep sedia na próxima terça-feira, dia 5, em Curitiba, uma audiência pública da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção do Brasil. No encontro, deputados e representantes dos Governos Federal e Estadual debaterão com empresários e trabalhadores o panorama atual do setor no Paraná e medidas que garantam a competitividade da indústria do vestuário local e nacional. A reunião acontece no Cietep, a partir das 9h30.

O vice-presidente da Fiep Edson Luiz Campagnolo, que é empresário do segmento, afirma que a reunião servirá para fornecer subsídios aos parlamentares para que defendam no Congresso Nacional medidas que permitam o pleno desenvolvimento do setor. "Este é um movimento de proteção da indústria têxtil nacional, que precisa recuperar sua competitividade tanto no mercado interno, em que concorremos com produtos importados, quanto no cenário internacional", explica Campagnolo.

Entre outras medidas para o setor, a Fiep defende uma reforma tributária específica para a indústria do vestuário; a desoneração dos encargos da folha de pagamento; iniciativas ligadas à defesa comercial; compras governamentais; negociações internacionais; redução do custo de energia elétrica; e redução e unificação do ICMS aplicado à cadeia produtiva, com o objetivo de acabar com a guerra fiscal entre os Estados. Além disso, em âmbito estadual, a Federação defende a manutenção dos incentivos do ICMS, derrubados pelo Decreto 855, mas prorrogados temporariamente até 31 de julho.

A reunião em Curitiba será comandada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), coordenador da Frente Parlamentar no Paraná. "Nosso objetivo é ouvir com mais detalhes aquilo que é obstáculo para a indústria e os trabalhadores do setor têxtil do Paraná", afirma o deputado. Outra intenção do encontro é colocar o segmento em contato com integrantes do Governo Federal. Representantes dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmaram presença no encontro.

O deputado diz ainda que será feito um relato das atividades da Frente Parlamentar no Congresso Nacional. "Já temos algumas propostas em tramitação mais avançada. Uma delas é a ampliação do teto do Simples nacional, válida para toda a indústria, mas que beneficiará significativamente o setor do vestuário. Além disso, trabalhamos para criar mecanismos que garantam maior transparência sobre as importações de produtos têxteis, para aumentar o poder de fiscalização da Receita Federal", diz o parlamentar.

Também participará da audiência pública o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Aguinaldo Diniz Filho. A entidade foi a principal responsável pelo relançamento da Frente Parlamentar, em abril. "Como esta mobilização vem apresentando bons resultados, o deputado Henrique Fontana, líder da Frente na Câmara, sugeriu descentralizar os trabalhos e incentivar esta mobilização nos estados para colher, junto aos empresários e trabalhadores locais, os principais desafios e oportunidades e assim conhecer ainda mais a realidade", relata Diniz Filho. "Como esta já era uma iniciativa que a ABIT vinha colocando em prática, não pensamos duas vezes em apoiar, e por isso, estaremos em Curitiba pessoalmente", acrescenta.

Empresas podem lucrar com resíduosInovação ganha espaço como diferencial de mercado