Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Escola de Costura do Sindicouro será inaugurada em julho

Em parceria com o Senai, escola vai oferecer cursos para quem deseja ingressar no segmento e para profissionais da área

O Cietep, espaço da Fiep, em Curitiba, vai abrigar um espaço reservado para capacitação e atualização de profissionais do trabalho com couro e matérias primas afins. O primeiro curso da Escola de Costura Sindicouro, que tem parceria com Senai, será destinado para a qualificação de operador de máquina reta industrial transporte duplo/triplo para acessórios e brindes. As aulas começam em julho e os interessados podem procurar o Sindicato para garantir vagas.

Este primeiro curso atende a uma das grandes necessidades do segmento, que é a de profissionais capacitados para a costura do material. Por isso, o foco dos professores do Senai será fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos na iniciação em costura industrial, não somente do couro, mas outros materiais também utilizados pela indústria.

No total, serão 160 horas de aula. A primeira turma terá 15 alunos, sendo que todos devem ter concluído a 6º série do ensino médio e ter mais de 18 anos. Na primeira etapa do curso para operador de máquina reta industrial, serão passados conhecimentos gerais como saúde e segurança no trabalho, educação ambiental e relações interpessoais. Em seguida, vem o conteúdo específico que dura 40 horas.

Depois disso, é hora de partir para a prática. Mas, para que o aluno possa participar da próxima etapa do curso, é necessário que ele não tenha faltas nas 40 horas de aulas teóricas. Os participantes terão exercícios de aplicação prática para confirmar o entendimento sobre a tecnologia da máquina e domínio do controle.

Conteúdo especifico

• Utilizar equipamentos de proteção individual;
  • Identificar condições inseguras do equipamento;
  • Nomenclatura dos componentes de máquinas de costura;
  • Especificações técnicas e utilidades conforme transporte;
  • Tensores, tipos de calcadores, sistema de passagem de linha;
  • Manutenção preventiva (limitações e limpeza de equipamento);
  • Enchimento e substituição de bobina;
  • Acionamento e controle do pedal;
  • Identificação de tipos de agulhas e linhas observando suas especificações técnicas, fazendo relação apropriada a materiais simples e ou as possíveis camadas de materiais diferentes numa mesma parte;
  • Identificação, troca e regulagem de calcadores e aparelhos (como aparelho de zíper, aparelho para viés, calcador e/ou aparelho para cadarço etc.), com observância da necessidade de substituição destes para melhoria da qualidade e produtividade;
  • Regulagem de transportadores (dentinho), fazendo relação apropriada a materiais simples e/ou as possíveis camadas de materiais diferentes numa mesma parte;
  • Regulagem de tensões das linhas superior e inferior para devida uniformidade de costura;
  • Operações básicas para aprendizagem de controle do equipamento realizada em materiais previamente cortados em formas geométricas (quadrado, circulo, côncavo e convexo);
  • Costuras retas de borda e interna, costura curva de borda e interna, arremates de inicio, finalização e de reforço com contagem de ponto.

Cadeia Têxtil é a segunda que mais emprega no Estado