SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Associados conhecem detalhes de consultoria para melhoria do processo produtivo

Ceramistas podem utilizar recursos do Sebraetec para a realização do trabalho

Os associados do Sindicer-PR participaram de uma palestra na sede do sindicato, em julho, na qual foram apresentados detalhes de uma consultoria voltada para o setor, com o objetivo de melhorar o processo produtivo nas olarias. O consultor Pedro César Santos, do Sebrae/PR, mostrou aos presentes o trabalho que pode ser desenvolvido nas cerâmicas, a partir da análise de uma série de itens.

“A ideia principal da consultoria é estimular melhorias no processo e economia de energia. Com um menor custo de produção, o ceramista pode alcançar um melhor preço final de seu produto, tornando-se ainda mais competitivo no mercado”, explica Santos, que destacou a importância da melhoria contínua de processos.

Esta é uma consultoria específica, realizada pela Consulbio, de Guarapuava. Estão previstas atividades como coleta e análise de argila para caracterização micro estrutural, de material a verde e de materiais acabados, além de dimensionamento e análise dos secadores e da curva da queima e da avaliação da eficiência no consumo dos motores elétricos.

A consultoria poderá ser contratada pelo ceramista com subsídio de até 50% do programa Sebraetec, desenvolvido pelo Sebrae. Com isto, o investimento para o empresário fica bastante acessível e ainda pode ser parcelado pelo Sebrae.

Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com o consultor Pedro César Santos, pelo telefone (41) 9101-7884, ou no Sindicer-PR.

Expocer 2016 faz parte da Semana da Mineração no ParanáNovo aumento no custo da construção civil