SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Projeto de Eficiência Energética será realizado em parceria pelo Sindicer-PR e Senai

Técnicos da instituição fazem visitas em olarias para analisar consumo de energia nos processos de produção e elaborar consultorias nesta área

O Sindicer-PR e o Senai Paraná firmaram uma parceria para tratar sobre eficiência energética na indústria da cerâmica vermelha. Técnicos da instituição vão traçar um perfil sobre o consumo de energia nas olarias para identificar as características, demandas, gargalos e se há desperdício do recurso durante o processo de produção. Este trabalho vai permitir a sugestão de medidas que podem ser aplicadas na empresa. O gasto com energia está entre os principais custos de uma olaria.

Segundo Carlos André Fiuza, do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química - e que será responsável pelo projeto -, a equipe de analistas técnicos está fazendo visitas em três olarias de portes diferentes, com o objetivo de traçar um panorama sobre o consumo energético. Com estas informações, o Senai elabora uma proposta de trabalho de eficiência energética para as empresas do setor. Este projeto é apresentado para o sindicato antes de ser levado diretamente aos industriais.

“O sindicato vai chamar as empresas para apresentar esta proposta de trabalho e os possíveis ganhos com a eficiência energética”, comenta Fiuza, que vai proferir uma palestra sobre o tema aos empresários do segmento após a formatação das propostas de consultorias individuais. “Este trabalho específico em cada indústria vai abranger diagnóstico, termografia e análises de tarifa, entre outros itens. O foco maior acaba sendo no consumo de energia elétrica, mas a eficiência energética aborda todas as formas de energia utilizadas nas empresas”, salienta.

A partir do diagnóstico, a equipe do Senai apresenta ações que as indústrias podem adotar para adequações e os benefícios que estas medidas podem trazer para o dia a dia das atividades, o que pode significar redução no consumo (e consequentemente diminuição no gasto com energia) ou otimização do processo produtivo.

Projeto de lei sobre terceirização traz benefícios para empresas e trabalhadores, segundo CampagnoloSindicatos representantes da indústria da cerâmica vermelha dão início às negociações para a CCT