SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Disponibilidade de recursos para projetos de inovação, qualidade e melhorias dentro das indústrias

Por meio do Sebraetec, beneficiados podem contar com subsídio e apoio de um fornecedor credenciado para cada tipo de solução desejada, incluindo a certificação do PSQ

Indústrias relacionadas com a construção civil, como o caso da indústria de cerâmica vermelha, devem ficar atentas quanto aos prazos para a apresentação de projetos que podem ser beneficiados com recursos do Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia, do Sebrae/PR. Por meio deste programa, empresas podem colocar em prática ações em diferentes linhas e ainda contar com um subsídio de até 80% para custeio do projeto (limitado a R$ 10 mil por empresa). O restante fica sob responsabilidade da indústria. É importante que os interessados entrem em contato com o Sebrae/PR o quanto antes, pois há limitação de orçamento.

O Sebraetec atende projetos nas áreas de design; produtividade; marcas e patentes; certificações e qualidade; inovação; sustentabilidade (como o caso do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS); e e-commerce (vendas pela internet, meios eletrônicos para pagamento e serviços online, por exemplo). Utilizar o Sebraetec é uma boa oportunidade para a obtenção do certificado do Programa Setorial de Qualidade (PSQ).

Adriana Kalinowski, gestora do projeto construção civil - região leste do Sebrae/PR, lembra que as construtoras que trabalham em obras do Minha Casa, Minha Vida precisam comprar material de fornecedores que tenham o PSQ. Com a inserção das construtoras no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), já está ocorrendo uma procura intensa por materiais certificados. Por isto, os ceramistas devem ficar atentos quanto à obtenção da certificação.

Como funciona

O Sebraetec é um serviço que pretende promover a extensão tecnológica para incentivar a inovação em pequenos negócios, além de estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas. Desta maneira, o programa fortalece a capacidade de competitividade das indústrias deste porte no Paraná. O programa beneficia micro e pequenas empresas, com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. Quem se habilitou e foi contemplado no ano passado pode tentar usufruir novamente do serviço em 2015.

O Sebraetec faz a aproximação do industrial com instituições que oferecem soluções em inovação e tecnologia. O Sebrae/PR possui uma lista de prestadores de serviços credenciados para participar no programa. “A escolha pela empresa ou instituição para auxiliar no projeto é do industrial. Ele escolhe a instituição para a solução que ele precisa”, salienta Adriana. Os interessados em contar com os recursos do Sebraetec podem consultar esta lista de fornecedores de serviços de tecnologia no site www.sebraepr.com.br/sebraetec.

Além do subsídio, do apoio do Sebrae/PR e do trabalho de uma instituição credenciada, o industrial será inserido no grupo do projeto construção civil e convidado a participar de feiras, rodadas de negócios, seminários, cursos e palestras, entre outros. As empresas atendidas pelo Sebraetec também serão beneficiadas com um diagnóstico de excelência de gestão e uma consultoria de oito horas para a melhoria neste sentido. “O objetivo do Sebrae/PR é trabalhar o acompanhamento da evolução da empresa, com medição de resultados por no mínimo três anos”, comenta Adriana.

Os interessados em saber mais sobre o Sebraetec podem entrar em contato pelo telefone (41) 3330-5887 ou pelo e-mail akalinowski@sebraepr.com.br.

Ceramistas interessados em visitar a Anfamec podem participar de grupo organizado pelo Sindicer-PRDiagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de março