SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Setor de vendas de material de construção tem resultado histórico em 2014

Segundo Anamaco, vendas cresceram 2,8% e geraram um faturamento de R$ 60 bilhões no ano passado

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) divulgou um balanço sobre o desempenho do setor em 2014. Houve aumento de vendas em 2,8% (na comparação com o ano anterior) e um faturamento de R$ 60 bilhões, representando um novo recorde histórico quanto ao valor arrecadado. A previsão inicial da entidade era um crescimento nas vendas de 7,2%, que não se concretizou em razão do desempenho da economia brasileira e a sequência de eventos durante o ano passado, com a Copa do Mundo e as eleições.

O resultado do mês de dezembro de 2014 foi bastante crítico, principalmente nas grandes lojas e redes de vendas de materiais de construção, o que impactou no otimismo e nas ações das empresas no início de 2015. No entanto, a Anamaco projeta um crescimento real de 6% neste ano. “Percebemos uma grande preparação dos bancos privados em recuperar sua fatia no mercado de financiamentos ao consumidor de material de construção, perdida dos últimos anos, sem falar nos financiamentos imobiliários, que continuam batendo recordes sucessivos. Ou seja, o cenário continua sendo otimista para 2015 por conta desses e de outros fatores”, avalia Claudio Conz, presidente da Anamaco.

Janeiro de 2015

A Anamaco divulgou que as vendas de material de construção ficaram estáveis em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, o resultado teve uma retração de 3,5% em relação ao mês de dezembro de 2014. Isto ocorreu devido às expectativas quanto ao rumo da economia e as decisões das novas administrações de governos federal e estadual. O impacto foi sentido mais pelos pequenos estabelecimentos.

Apesar do resultado, a Anamaco lembra que este período do ano há um endividamento maior por parte do consumidor, diante de pagamento de taxas e impostos, como IPVA e IPTU. A maior parte dos empresários do setor estima uma retomada das vendas em fevereiro.

Com informações da Anamaco

Mercado em 2015 é tema de conversa de consultor da Anicer com ceramistasCeramistas interessados em visitar a Anfamec podem participar de grupo organizado pelo Sindicer-PR