SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Equipe do Senai visita olarias associadas ao Sindicer-PR

Objetivo da visita dos técnicos foi entender as demandas do setor para controle de qualidade e melhorias no processo produtivo

Uma equipe de técnicos do Senai de Ponta Grossa, ligada ao Laboratório de Cerâmica Vermelha, visitou oito olarias de Curitiba e Região Metropolitana durante o mês de novembro. O objetivo da iniciativa foi entender as dificuldades e os gargalos do setor para controle de qualidade e processo produtivo, para assim propor melhorias. Este trabalho tem como meta a conscientização para a certificação de qualidade do produto com o Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

As olarias que receberam a visita dos técnicos foram: Cerâmica Arnoldo Orso, Cerâmica Entre Rios, Cerâmica Iguaçu, Cerâmibel, Cerâmica Sidval, Wosniak, Cerâmica Sima e Cerâmica Escorpião.

De acordo com o engenheiro civil Luis Fernando Gaspar de Aquino, que atua na área de Relações com o Mercado do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, a aproximação entre a instituição e as cerâmicas é importante para o desenvolvimento do setor. Ele relata que as indústrias cerâmicas possuem um grande potencial de mercado, mas ainda enfrentam dificuldades para a expansão dos negócios, pois muitas delas não têm conhecimento ou não investem em equipamentos e automatização. “Com o apoio do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil oferecendo consultoria a estas indústrias, buscamos otimizar o processo, mostrando o retorno que terão com o investimento e o apoio ao setor com o controle de qualidade do produto através do laboratório (único laboratório do estado qualificado pela Anicer para os ensaios do PSQ)”, destacou Aquino, lembrando que este conjunto de iniciativas favorece o crescimento do setor como um todo.

O laboratório distingue seus serviços conforme o produto. Para blocos de cerâmica vermelha, os industriais podem contar com o Senai para análises de características geométricas, índice de absorção d’água e resistência à compressão em blocos para alvenaria estrutural e de vedação. No caso das telhas de cerâmica vermelha, o laboratório possui os serviços de avaliação para características dimensionais, rendimento médio, verificação de impermeabilidade, carga de ruptura à flexão simples (FR) e absorção d’água. Para argila, o laboratório faz o ensaio completo de caracterização da matéria-prima.

Presidente do Sindicer-PR marca presença em reunião da AnicerCanal da Indústria Paranaense debate temas relevantes para o setor