SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Mineropar disponibiliza relatório com características das argilas do Paraná

Levantamento pode ajudar nos polos produtores de cerâmica vermelha do estado

A Mineropar disponibilizou uma pesquisa que analisou as características das argilas que são usadas pelos polos produtores de cerâmica vermelha no Paraná. A região noroeste do estado utiliza as argilas das várzeas dos rios Ivaí, Paraná e Paranapanema. As regiões oeste e sudoeste têm ligação com as argilas vindas da alteração das rochas basálticas do terceiro planalto. Já a região leste foi contemplada com a análise das argilas relacionadas com as rochas sedimentares da faixa de afloramento da Bacia do Paraná.

Além destas regiões, o estudo ainda abrangeu as amostras de argilas retiradas na Região Metropolitana de Curitiba e na região norte do estado.

Segundo a Mineropar, a pesquisa teve o objetivo de dar um panorama sobre esta matéria-prima do setor de cerâmica vermelha em cada região produtora. As amostras coletadas passaram por análises químicas, mineralógicas, termodiferencial, termogravimétrica e granulométrica, além de ensaios físicos sobre o uso para cerâmica.

O estudo pode permitir, a partir da avaliação dos dados levantados, a seleção da matéria-prima para a obtenção de um produto com maior qualidade final.

Mais informações sobre o levantamento, incluindo o estudo completo, neste site.

Sindicer-PR promove palestra sobre portaria 558/13 do Inmetro com consultor técnico da AnicerIndústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalho