SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Assembleia discute detalhes das eleições para mandato 2014/2017 do Sindicer-PR

Já houve definição pelo nome de Arnoldo José Orso como novo presidente; Daniel Wosniak passará a ocupar a vice-presidência

O Sindicer-PR promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 07 de fevereiro, na qual foram discutidos assuntos pertinentes ao setor, com a presença da diretoria do sindicato e empresários. Já foi definido, pela maioria, que o novo presidente do Sindicer-PR para a gestão 2014/2017 será Arnaldo José Orso. O atual presidente do sindicato, Daniel Wosniak, passará a ocupar a vice-presidência. Também foi definido o nome de José Denilson Nichele como tesoureiro na nova composição da diretoria.

Apesar destas definições, o Sindicer-PR ressalta que os demais cargos na direção do sindicato permanecem em aberto. Os candidatos interessados devem procurar o sindicato. Vale ressaltar que nada impede a concorrência de novos candidatos aos cargos que já foram previamente preenchidos. Ainda não há data confirmada para a publicação do edital de convocação para a composição de chapa.

Durante a assembleia, os presentes também comentaram sobre o Plano de Logística Reversa. “Foi repassado aos empresários que estamos participando da elaboração do plano junto com o setor de construção civil e que o estado do Paraná está sendo pioneiro neste tipo de ação”, explicou Rosane Kurek, executiva do Sindicer-PR.

Os empresários e representantes do sindicato ainda conversaram sobre a criação de um laboratório para o setor de cerâmica vermelha de Curitiba. A estrutura seria instalada no bairro Umbará em função da proximidade com as olarias da cidade e da Região Metropolitana. O laboratório auxiliaria muito os empresários do setor, ainda mais com mudanças nas normas de identificação e de ensaios dos produtos cerâmicos. Atualmente, há apenas o laboratório implantado em Ponta Grossa.

Convenção Coletiva

O Sindicer-PR e o Sindicer Norte deram continuidade às reuniões com a Fetraconspar para a discussão de aprimoramento das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das olarias. No dia 10 de fevereiro, as partes envolvidas participaram de mais uma reunião, com o objetivo de discutir assuntos, além do reajuste salarial, para a convenção 2014/2015.

As entidades patronais questionaram a cláusula 34 da CCT vigente, a qual dispõe que os sindicatos promoverão em conjunto, duas vezes ao ano, com o patrocínio das empresas, cursos de prevenção de acidentes de trabalho. Os sindicatos patronais sugeriram a realização de apenas uma edição ao ano, que englobaria o curso referente à CIPA. O assunto será analisado pelo sindicato laboral e discutido mais profundamente na próxima reunião entre as partes, que deve acontecer em março.

Senai: educação e inovação a serviço da indústriaNovas regulamentações e resoluções afetam o setor de cerâmica vermelha