SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Workshop reúne profissionais do setor

Além de palestra, empresários também realizaram visita técnica à fábrica certificada com selo de qualidade

clique para ampliar clique para ampliarElidio Curi e Salete Gauginski, do Sindicer Norte; Ademar e Adriana Bayer, do Sindicer Oeste; Daniel Wosniak, presidente do Sindicer Paraná; Liliane Claudino, do Senai de Ponta Grossa; Milene Gelenski, da Fiep; e Joel Martins dos Santos, do Senai de Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

O Sindicer PR promoveu, simultaneamente à Expominerais, um workshop sobre cerâmica vermelha. A entidade trouxe para Curitiba o assessor técnico da qualidade da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta, que abordou os benefícios da construção com blocos de cerâmica estrutural.

A apresentação, ocorrida no dia 24 de agosto, teve como base pesquisa realizada pelo sindicato intitulada "Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Produto Cerâmico e seu Comparativo com Material Equivalente". "O Cálculo é uma técnica empregada na avaliação dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço", explica o consultor.

Segundo o presidente do sindicato, Daniel Wosniak, o workshop atingiu seu objetivo, pois reuniu profissionais interessados no setor. "Unimos pessoas bastante participativas, que souberam aproveitar a oportunidade do workshop", avalia.

Visita técnica - Além da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica na Cerâmica São Pedro, indústria fabricante de bloco estrutural cerâmico, que foi a primeira empresa do setor no Paraná a receber o selo do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

O objetivo da visita foi aproximar os profissionais consumidores dos produtos cerâmicos ao chão de fábrica e mostrar todo processo de produção. Além disso, foram demonstrados os critérios que hoje as empresas de cerâmica vermelha adotam antes de colocar seus produtos no mercado. "Nossa meta era fazer com que profissionais do setor saíssem com um acréscimo de conhecimento" conclui ele.

Expominerais conta com workshop promovido pelo Sindicer PREncontro Anual dos Sindicatos ajuda a profissionalizar gestão