SINDICER PR

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná

Sindicer Paraná negocia convenção coletiva

Divergência de propostas adia a decisão

clique para ampliar clique para ampliarSindicer Paraná marca a segunda rodada de negociação da convenção coletiva (Foto: Divulgação)

O Sindicer Paraná vai para a segunda rodada de negociação da convenção coletiva no dia 18 de julho. Neste ano, está sendo discutido somente o reajuste salarial e existe uma dificuldade em fechar acordo devido a grande discordância entre os valores propostos pelas partes. Os representantes do Fetraconspar pedem um aumento de quase 40% no piso salarial, enquanto os sindicatos do setor ofertam 6,9%. O motivo é que eles estão buscando equiparação à categoria da construção civil, que se encontra em ótima fase. Os trabalhadores querem, ainda, adicionar algumas novas cláusulas à convenção coletiva, como cesta básica, café da manhã, auxílio acidente, taxa de contribuição permanente, ajuda alimentação, vale-transporte, adicional de insalubridade, redução da jornada de trabalho para 40 horas, indenização por tempo de serviço e garantia de emprego.

A primeira rodada de negociação aconteceu no dia 20 de junho. Participam das discussões, além do Sindicer Paraná e da Fetraconspar, o Sindicer Norte, Sindicer Oeste e Sindicer Centro Sul. O piso atual é de R$ 715 mensais, ou R$ 3,25 a hora de trabalho, mas o valor varia de acordo com a função exercida. Na convenção coletiva fechada em junho de 2010, este valor representou um aumento de quase 15% em comparação ao piso anterior, índice acima da média de outros setores e categorias. Para as funções de torneiro, o piso salarial consta como R$ 858 por mês, ou R$ 3,90 por hora. Para os profissionais que exercem as funções de queimadores de material cerâmico, de operadores de retroescavadeira e de pá carregadeira, o valor é de R$ 930,60 por mês ou R$ 4,23 a hora.

Desoneração da folha de pagamento pode virar realidadeConduzir bem o negócio faz toda a diferença