Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
A utilização de novas tecnologias no setor de cerâmica vermelha foi um dos temas debatidos em mais uma edição da Feira de Fornecedores para a Indústria Cerâmica (Expocer), realizada de 19 a 22 de outubro em Curitiba e que reuniu milhares de pessoas, entre ceramistas, fornecedores, pesquisadores e profissionais ligados à cadeia da construção civil. O assunto foi abordado em palestras técnicas promovidas durante a Expocer.
A programação contou com apresentações de especialistas do setor, que trataram de sustentabilidade,
reduções de custos e dos avanços tecnológicos. As palestras aconteceram em três dias da
feira.
Sob o tema “Inovação na Cerâmica Vermelha”, o assessor técnico e de qualidade
da Associação Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha (Anicer), Antônio Carlos Pimenta
Araújo, falou ao público sobre as novas tecnologias que podem otimizar o setor, assim como garantir mais sustentabilidade
e qualidade para as empresas.
De acordo com ele, a inovação ainda é tratada de forma tímida e está ganhando cada vez
mais espaço, apesar do mercado em crise. “A recessão atingiu todos os setores. Tivemos reduções
em nosso PIB e isso afetou também o setor da construção, mas com a retomada da economia que está
sendo projetada será possível ampliar a aplicação de novas tecnologias”, disse.
Entre
esses novos elementos, Pimenta destaca o uso de tijolos diferenciados. “Um desses exemplos são os tijolos acústicos,
com poder de isolamento acústico duas a três vezes melhor que os tijolos convencionais. Além disso, são
mais leves, duráveis, ecológicos e com tecnologia”, avaliou.
A Expocer foi promovida pelo Sindicer-PR, com o apoio da Monte Bello Eventos e patrocínios da Itaipu Binacional e do Sistema Fiep. O evento ocorreu simultaneamente à Expominerais, realizada pelo Conselho Setorial da Indústria da Mineração da Fiep, e da Habitacon, feira especializada em soluções para construção e condomínios.
Na abertura do evento, o presidente do Sindicer-PR, Arnoldo José Orso, e o vice-presidente do sindicato, Daniel Wosniak, recepcionaram convidados e os ceramistas. Também compareceram o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, e outros profissionais da federação.
Os visitantes, além de acompanharem as novidades apresentadas pelos expositores, puderam passar no Espaço do Ceramista, montado no estande do Sindicer-PR e que concentrou a presença dos industriais de todas as regiões do estado. Os associados do sindicato levaram seus produtos para exposição no local.
No Espaço do Ceramista também estava a unidade móvel do Senai Paraná. Técnicos da instituição atenderam os industriais e explicaram as soluções para o setor. O Instituto Tecnológico Senai para a Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, faz ensaios e outros testes para a indústria de cerâmica vermelha. Há pontos de coleta em todo o estado. Os interessados podem ligar para (42) 3219-4924.