SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Ociosidade na indústria é a maior desde 2002, mostra pesquisa

Dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

clique para ampliarclique para ampliarPesquisa foi divulgada no início de junho (Foto: Agência Brasil)

A indústria brasileira está ociosa. De acordo com dados revelados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o nível de atividade da indústria no Brasil voltou a cair em abril, com utilização de 76,9% da capacidade instalada, menor nível da série histórica iniciada em 2002.

A pesquisa de indicadores da indústria feita pela CNI confirma também outras estatísticas negativas sobre o setor, mostrando uma queda no nível de emprego pelo 15º mês consecutivo. O faturamento real da indústria sofreu retração de 0,6% em abril, em relação a março, e de 9,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

“Se chegamos ao fundo do poço, esse poço é bem fundo”, disse o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, após a divulgação. Ele previu trajetória de estabilidade daqui para a frente para o setor. Para ele, a situação do mercado interno é “dramática”, e a salvação de alguns segmentos da indústria tem sido a exportação.

O economista destacou, no entanto, que um alto índice de capacidade ociosa pode ser um indicador macroeconômico capaz de gerar perspectivas positivas, pois sinaliza um alto potencial de retomada de produção sem a necessidade de novos investimentos.

Colaboração Agência Brasil

Consultorias em Segurança e Saúde no Trabalho ajudam as indústrias a evitar prejuízos e aumentar produtividadeTijolos cerâmicos maciços e perfurados terão nova norma