SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Sustentabilidade na construção civil é tema de palestra

Capacitações promovidas na região foram organizadas pelo Sindicer-Oeste/PR

clique para ampliarclique para ampliarAntônio fez várias palestras na região Oeste (Foto: Pedro Sarolli)

O consultor de Qualidade da Associação Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha (Anicer), Antonio Carlos Pimenta, proferiu palestra o dia 10 de maio, na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). A apresentação teve como tema “Sustentabilidade na Construção Civil”. Na oportunidade, alunos de engenharia civil da universidade puderam conhecer um pouco mais sobre o tema e as vantagens da cerâmica vermelha.

Pimenta começou a apresentação falando um pouco sobre os impactos ambientais e a modernização da construção civil, setor de fundamental importância para as necessidades humanas. Depois, partindo para uma parte mais técnica, falou sobre a Norma de Desempenho (NBR 15.575) e a ACV (Avaliação do Ciclo de Vida), além das ações do setor de cerâmica vermelha nesta conjuntura.

“Nós da cerâmica vermelha temos um papel fundamental na sustentabilidade. O produto é milenar e feito de matérias-primas naturais e inertes e de extrema durabilidade, tendo vantagens em relação a outros materiais por ter um menor impacto ambiental”, disse durante a palestra.

O consultor explicou aos alunos todo o ciclo de vida dos produtos cerâmicos, desde a extração das matérias-primas até o final da vida útil, com cerca de 40 anos. Pimenta também mostrou o que tem sido feito com esses resíduos.

“Sustentabilidade, num conceito direto, significa usar de maneira mais racional possível os recursos naturais. No setor cerâmico, por exemplo, uma das coisas mais fantásticas que ocorreram nos últimos anos foi o abastecimento das caldeiras mudar de óleo para biomassa. Somente isso já é um grande passo ambiental”, afirmou.

Além de Cascavel, com o apoio do Sindicer-Oeste/PR, Pimenta também proferiu palestras em Itaipulândia, Santa Helena, Medianeira, Foz do Iguaçu e Toledo.

Oeste do Paraná

O consultor também elogiou a qualidade dos produtos feitos pelas cerâmicas do Oeste do Paraná. “No Paraná, somente três cerâmicas possuem certificação pelo Inmetro e as três estão instaladas no Oeste. De 12 cerâmicas do Paraná qualificadas no programa de qualidade e produtividade do Ministério das Cidades, seis estão aqui no Oeste. Assim, vemos o quão importante a região é para o setor”, informou.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do Sindicer-Oeste/PR esteve presente na palestra (Foto: Pedro Sarolli)

O presidente do sindicato, Oscar Waldow, esteve presente na palestra da Unioeste. Para ele, o setor precisa se fortalecer e divulgar as vantagens da construção utilizando cerâmica, que é um item que tem perdido espaço nos últimos anos. “Com o avanço do concreto, perdemos mercado. Por isso, precisamos mostrar as vantagens da cerâmica e como ela é sustentável”, avaliou.

Congresso Brasileiro da Cerâmica é realizado em SPComemoração da Semana da Indústria homenageia empresários do Oeste