Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
Por mais um mês, as vendas no varejo de material de construção tiveram retração. Desta vez, a queda foi de 7% em abril na comparação com março deste ano. O desempenho ficou 2% abaixo do registrado em abril de 2015. Com isso, o setor teve retração de 6% nos últimos 12 meses, e de 11% no acumulado do ano. A crise tem afastado os consumidores e adiado planos de reformas, construções ou pequenos reparos.
Os dados são do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp. O levantamento ouviu 530 lojistas, das cinco regiões do país, entre os dias 26 e 30 de abril.
Segundo o levantamento, a região Sul apresentou a maior retração: -10%.
Os números negativos, no entanto, não surpreenderam o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. “Tradicionalmente, abril não é um bom mês para o setor, mas para completar tivemos o mês com menos chuvas em 16 anos. As chuvas atrapalham quando estão acontecendo, obrigando o consumidor a adiar as obras, mas a falta delas também prejudica o nosso setor, pois acaba gerando menos manutenção ou estragos e, consequentemente, menos demanda por obras”, declara.
Ainda de acordo com a pesquisa, os lojistas estão divididos quanto ao que esperar do mês de maio. O levantamento mostra que 44% deles acredita que as vendas ficarão estáveis no mês, enquanto 43% acham que venderão mais. Cerca de 13% afirmam que o mês será de retração.
Com informações da Anamaco