SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Janeiro registra queda nas vendas de materiais de construção

De acordo com o Abramat, a redução foi de 20,5% comparado ao mesmo período de 2015

Janeiro de 2016 foi um mês de queda nas vendas de materiais de construção. De acordo com a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), na comparação com o mesmo período de 2015, a redução foi de 20,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o recuo foi de 13,9%. Ainda de acordo com dados da associação, esta é a 24ª queda consecutiva do setor.

Porém, esta baixa nas vendas já era prevista para o primeiro trimestre do ano, pois neste período as famílias têm o orçamento mais apertado devido ao pagamento de impostos, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto Sobre Propriedade dos Veículos Automotores), além de gastos com materiais escolares e outras necessidades.

A previsão também considerou o fato de que intensas chuvas tenham prejudicado o andamento de obras. Além disto, o medo do desemprego e a falta de confiança dos empresários também foram fatores analisados.

Para o presidente da Abramat, Walter Cover, o setor foi prejudicado pelas "condições adversas que predominam desde o segundo semestre de 2015 e permanecem tanto no segmento do varejo, quando no das construtoras".

Apesar disso, a expectativa é que a situação melhore a partir de abril ou maio, porém, para que isto aconteça, segundo o presidente, será necessária a liberação de crédito para as indústrias de materiais de construção. Este cenário também depende da aplicação de investimentos em obras de infraestrutura.

Com informações da Agência Brasil

Caixa Econômica Federal prevê aumento de 30% para habitação popularPlanejamento é essencial para o aproveitamento de feiras empresariais