SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Palavra do Presidente

Presidente do Sindicer Oeste fala sobre os resultados conquistados em 2013 e o que espera de 2014. Reinaldo Scherer destaca os projetos de consultoria como os que mais trouxeram benefícios e tiveram uma maior participação de Fiep, Sesi e Senai

clique para ampliar>clique para ampliarReinaldo Scherer, presidente do Sindicer Oeste (Foto: O Presente)
Boletim da Indústria: Como você avalia as atividades desenvolvidas pelo sindicato neste ano? Conseguiram bons resultados?
Reinaldo Scherer: Ótimas! A cada ano vem sendo possível, através dos nossos sócios e da entidade representativa, trazer mais ações e mais oportunidades para nosso setor. É um trabalho gratificante. Alguns resultados com grande diferencial.

Boletim da Indústria:Das ações deste ano, qual você destaca como a que mais trouxe resultados positivos para o setor?
Reinaldo Scherer: Acho que principalmente os projetos de consultoria. Houve participação até da Fiep, do Sesi e do Senai. E acho que também o grande número de empresas que hoje estão trabalhando com o Sesi a questão de Medicina Ocupacional e Segurança no Trabalho. Além disso, o trabalho de valorização da Cerâmica Vermelha dentro de entidades e universidades, associações de engenheiros e arquitetos. Acho que são os grandes diferenciais do setor.

Boletim da Indústria: O que falta para melhorar ainda mais a atuação do Sindicato nas empresas e também a participação dos empresários?
Reinaldo Scherer: Serviços e oportunidades. Nós somos um Sindicato pequeno, não temos um poder financeiro muito grande, mas sabemos das necessidades que o empresário tem. Então, acho que o Sindicato precisa de formas para oferecer algum tipo de serviço diferenciado a mais do que aqueles que a gente já tem, para que possa atrair ainda mais o associado. Claro, algumas coisas dependem do associado também, mas a nossa grande deficiência hoje é a falta de recurso financeiro. Boa parte é suprida pela Federação, que dá bom auxilio aos sindicatos pequenos como o nosso.

Boletim da Indústria: Quais são as perspectivas para o setor em 2014?
Reinaldo Scherer: São ótimas. Estudos comprovam a grande vantagem da Cerâmica Vermelha e a gente tem dentro do nosso sindicato um grande número de empresários com uma visão diferenciada, inovando, buscando novas tecnologias, produtos e serviços. A gente tem hoje um parceiro que eu tenho certeza que vai melhorar a cada ano, que é o Senai. E que a Federação continue com esse olhar para os pequenos sindicatos para que possamos fortalecer a nossa classe e nosso associado.

CNI realiza 8º Encontro Nacional da Indústria, em BrasíliaSindicer Oeste é escolhido para fazer parte de programa de treinamento da CNI