Três empresas cerâmicas recebem Selo PSQ
Oeste do Paraná é referência em qualidade
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para ampliar>Empresas recebem Selo do Programa Setorial de Qualidade, em Pato
Bragado (Foto: Kamilla Rorato)
Com o auditório do Centro Cultural de Pato Bragado lotado, mais três indústrias cerâmicas do Oeste
do Paraná receberam o Selo do PSQ – Programa Setorial de Qualidade – em outubro.
As homenageadas foram as cerâmicas São Luiz de Pato Bragado, Beira Lago de Itaipulândia e Drisner
de Maripá. A noite de comemoração contou com a presença de autoridades políticas locais,
empresários da região, representantes da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica),
do Sebrae Paraná e também do Sindicer Oeste.
Para começar a solenidade, lideranças parabenizaram os empresários. O prefeito de Pato Bragado foi
um deles. Ele ressaltou a importância do prêmio para a cidade e toda a região. Orestes Hotz, gerente do
Sebrae Paraná, destacou que oito empresas do estado contam com o Selo PQS, cinco dessas são da região
oeste. “Esse fato coloca o Oeste do Paraná em destaque industrial no setor cerâmico e isso é fruto
de um trabalho bastante intenso”, orgulha-se.
Em seguida foi a de vez de Antônio Pimenta, assessor técnico e de qualidade da Anicer, subir ao palco. Ele
explicou o que é o PSQ e em vários momentos ressaltou os benefícios da cerâmica vermelha.
O momento mais aguardado da noite chegou e os representantes das indústrias foram chamados. Um a um, eles receberam
o Selo representativo do PQS. O definitivo foi entregue no 42º Encontro Nacional da Cerâmica Vermelha, realizado
em Recife, de 25 a 27 de outubro. Reinaldo Scherer, presidente do Sindicer e proprietário da Cerâmica São
Luiz, foi o primeiro. Ele agradeceu a família, os colaboradores e funcionários e apontou as mudanças
que a indústria passou com o apoio de todos. “Mudou desde o layout até o investimento na empresa. Alguns
anos atrás, as cerâmicas pouco investiam, hoje se investe não só em equipamento, mas em infraestrutura,
em segurança no trabalho, na responsabilidade ambiental, na mão de obra, nos colaboradores”, comenta.
Renato Drisner, representante da Cerâmica Drisner, disse que a união e a boa vontade de toda a equipe foram
as responsáveis por todo o processo de transformação. “Com isso nós conseguimos atingir
o nosso alvo, que é a satisfação do cliente para que ele se sinta realmente seguro ao comprar um produto
bem acabado”.
Mauri Schirmer, proprietário da Cerâmica Beira Lago, divide a mesma opinião. Para ele, o quadro de
funcionário fez a diferença em cada etapa do processo de qualificação.