SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Selo PSQ garante a qualidade em cerâmicas do Paraná

Empresas recebem reconhecimento por mudanças nas indústrias

clique para ampliar>clique para ampliarPrograma Setorial de Qualidade (Foto: Divulgação)
O PSQ – Programa Setorial da Qualidade de Telhas e Blocos Cerâmicos – é uma importante ferramenta para as indústrias do ramo, pois ele indica que o trabalho e o material produzido são feitos corretamente, de acordo com todas as normas exigidas pelas legislações do setor.
O PSQ faz parte de um programa do governo federal e é gerenciado pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica). O objetivo do projeto é qualificar e organizar toda a cadeia produtiva que engloba a construção civil. Para isso, são realizados seminários, treinamentos e apresentações.
Dentro do programa, há também um grupo de 12 profissionais, entre técnicos e engenheiros, que fazem consultorias. Eles vão até as empresas cadastradas e acompanham a rotina de perto para encontrar problemas que possam passar despercebidos pelos trabalhadores. Além disso, eles coletam o material fabricado para fazer análise em laboratório e confirmar se o produto atende as normas de qualidade exigidas pelo mercado.
A Anicer, em parceria com o Sindicer e o Sebrae, iniciou a consultoria em empresas do Oeste do Paraná. “Foi um sucesso tremendo. Das 14 cerâmicas que aderiram, cinco conseguiram o selo do PSQ e posso garantir que outras cinco estão praticamente prontas”, comenta o assessor técnico e da qualidade da Anicer, Antônio Pimenta.
As empresas que receberam o Selo de Qualidade passaram por um processo de transformação nos procedimentos internos. Para conquistá-lo é necessário fazer uma boa coleta de argila, utilizar bem o material coletado, treinar funcionários para melhorar o trabalho, fazer a secagem e queima do material de forma correta e instalar controles de qualidade em todo o processo de fabricação.
Pimenta garante que aqueles que receberam o certificado vão continuar fazendo um excelente trabalho, já que a cada 90 dias novas amostras do material cerâmico é recolhido e testado.
Os principais objetivos do PSQ são evitar desperdícios, preservar o meio ambiente e garantir a qualidade de vida de quem utiliza os materiais cerâmicos e daqueles que trabalham com o produto. Para conquistar esse resultado, o empresário envolvido tem quase 100% da responsabilidade. “Um detalhe é muito importante, não adianta vir aqui como técnico, engenheiro ou o que for, é necessário que o empresário nos receba de cabeça aberta, nos escute, troque ideias e informações. O mais importante é que ele e a sua equipe as executem e façam as mudanças”, completa o assessor.

Cerâmica vermelha é opção que menos agride o meio ambienteTrês empresas cerâmicas recebem Selo PSQ