Selo PSQ garante a qualidade em cerâmicas do Paraná
Empresas recebem reconhecimento por mudanças nas indústrias
O PSQ – Programa Setorial da Qualidade de Telhas e Blocos Cerâmicos – é uma importante ferramenta
para as indústrias do ramo, pois ele indica que o trabalho e o material produzido são feitos corretamente, de
acordo com todas as normas exigidas pelas legislações do setor.
O PSQ faz parte de um programa do governo federal e é gerenciado pela Anicer (Associação Nacional
da Indústria Cerâmica). O objetivo do projeto é qualificar e organizar toda a cadeia produtiva que engloba
a construção civil. Para isso, são realizados seminários, treinamentos e apresentações.
Dentro do programa, há também um grupo de 12 profissionais, entre técnicos e engenheiros, que fazem
consultorias. Eles vão até as empresas cadastradas e acompanham a rotina de perto para encontrar problemas que
possam passar despercebidos pelos trabalhadores. Além disso, eles coletam o material fabricado para fazer análise
em laboratório e confirmar se o produto atende as normas de qualidade exigidas pelo mercado.
A Anicer, em parceria com o Sindicer e o Sebrae, iniciou a consultoria em empresas do Oeste do Paraná. “Foi
um sucesso tremendo. Das 14 cerâmicas que aderiram, cinco conseguiram o selo do PSQ e posso garantir que outras cinco
estão praticamente prontas”, comenta o assessor técnico e da qualidade da Anicer, Antônio Pimenta.
As empresas que receberam o Selo de Qualidade passaram por um processo de transformação nos procedimentos
internos. Para conquistá-lo é necessário fazer uma boa coleta de argila, utilizar bem o material coletado,
treinar funcionários para melhorar o trabalho, fazer a secagem e queima do material de forma correta e instalar controles
de qualidade em todo o processo de fabricação.
Pimenta garante que aqueles que receberam o certificado vão continuar fazendo um excelente trabalho, já
que a cada 90 dias novas amostras do material cerâmico é recolhido e testado.
Os principais objetivos do PSQ são evitar desperdícios, preservar o meio ambiente e garantir a qualidade
de vida de quem utiliza os materiais cerâmicos e daqueles que trabalham com o produto. Para conquistar esse resultado,
o empresário envolvido tem quase 100% da responsabilidade. “Um detalhe é muito importante, não
adianta vir aqui como técnico, engenheiro ou o que for, é necessário que o empresário nos receba
de cabeça aberta, nos escute, troque ideias e informações. O mais importante é que ele e a sua
equipe as executem e façam as mudanças”, completa o assessor.