SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Cerâmica vermelha é opção que menos agride o meio ambiente

Sindicer Oeste trabalha para que a indústria do setor seja cada vez mais sustentável

A produção começou há milhares de anos e é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem. A cerâmica vermelha é todo aquele material utilizado na construção civil que tem a cor avermelhada, como tijolos, telhas, blocos, lajes e outros.
De acordo com estudos, a cerâmica vermelha tem inúmeras vantagens sobre outros materiais com a mesma utilidade, pois tem maior durabilidade, isola temperatura e som, além de ser uma opção sustentável, já que estamos falando da fabricação de um produto que utiliza de elementos naturais para ser construído. “Do que é feito um bloco cerâmico? De quatro elementos básicos: terra, água, fogo e ar”, explica Antônio Pimenta, assessor técnico e de qualidade da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica).
O Oeste do Paraná conta com várias empresas do ramo. O Sindicer Oeste vem para dar apoio e auxiliar empresários do setor no que é necessário para fazer um trabalho de qualidade. As indústrias cerâmicas têm um material que, comprovadamente, agride menos o meio ambiente se a produção for feita de forma correta. Pensando nisso, o sindicato, através de programas, auxilia e ensina aos associados a melhor maneira de trabalhar para desenvolver um produto que preze pela natureza e pela qualidade de vida das pessoas que o utilizam.
Com 23 anos de atuação, o Sindicer já promoveu treinamentos, palestras e firmou importantes parcerias para melhor atender o empresariado. “O trabalho maior do sindicato é procurar as informações e facilitar o acesso a elas para os empresários. O empresário não precisa perder tempo em buscar informações, encaminhamentos, documentos, tudo isso é feito pelo sindicato. O empresário precisa ter a boa vontade de participar”, explica o presidente do Sindicer Reinaldo Scherer.
Pimenta reforça a importância de ter acesso a todas essas informações, já que essa é a única forma de fazer um material de acordo com todas as normas exigidas. “De nada adianta fazer um produto fantástico e maravilhoso com alto custo, ambiental ou financeiro. Tem que se cuidar muito do meio ambiente, das pessoas, evitar desperdícios. Se nós tiramos uma tonelada de argila da natureza, nós temos que usar o máximo possível, não podemos desperdiçar porque pode e vai fazer falta amanhã para os nossos netos e para os nosso tataranetos”,
Se você é ceramista e deseja se aperfeiçoar e tornar o seu produto cada vez melhor para ser reconhecido no mercado, entre em contato com Sindicer Oeste e associe sua empresa.

Empresas buscam profissionais qualificadosSelo PSQ garante a qualidade em cerâmicas do Paraná